Nas Bancas

Lauren Bacall: A última das divas de Hollywood

A atriz, que recebeu vários prémios de teatro e cinema, só foi nomeada para um Óscar em 1997, por “O Espelho Tem Duas Faces”. Não ganhou, mas em 2009 recebeu um Óscar Honorário pelo seu lugar central nos anos de ouro da indústria cinematográfica. Lauren teve três filhos, Stephen e Leslie Bogart, e Sam Robards.

Redação CARAS
28 de agosto de 2014, 13:00

Lauren Bacall começou a fazer cinema em 1944. Muitos de nós, portanto, só vimos os seus filmes mais importantes – e os das outras divas criadas pelo star system de Hollywood nas década de 40 e 50, como Rita Hayworth ou Ava Gardner – em reposições. Tivemos essa sorte. Porque Lauren Bacall (nome artístico de Betty Joan Perske, nascida a 16 de setembro de 1924 no Bronx, Nova Iorque) merecia completamente esse estatuto.
Estonteantemente bela, sem ser uma boneca, era feminina e sensual sem conseguir esconder por completo um certo ar de maria-rapaz, revelador da sua forte personalidade rebelde e que os melhores realizadores que a dirigiram tão bem exploraram.
Modelo desde os 16 anos, tinha apenas 19 anos quando, em 1944, o realizador Howard Hawkes a pôs a contracenar com o já consagrado Humphrey Bogart, que ia então nos maduros 44 anos, no filme Ter e Não Ter. E mal a rodagem começou já Bogart estava perdido de amores por ela. Um ano depois estavam casados, em 1949 foram pais de Steve e em 1952 de Leslie, e ficaram juntos até à morte do ator, 12 anos depois, vítima de cancro do esófago.
Bacall casar-se-ia de novo (com o ator Jason Robards, pai do seu filho Sam) e faria muitos mais filmes, mas o estatuto de “miúda de Bogart” tinha-se tornado uma segunda pele que nunca conseguiu (nem quis) despir.
Quase 57 anos depois, no passado diz 12 de agosto, o coração da atriz parou, aos 89 anos. Agora, algures, Bacall e Bogart estão de novo juntos. A fumar um cigarro. Afinal, foi a miúda que ensinou o duro a fumar.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras