Nas Bancas

Morreu o ator Richard Attenborough

Tinha 90 anos.

Redação CARAS
25 de agosto de 2014, 10:12

Richard Attenborough morreu este domingo, dia 24, aos 90 anos. O ator, realizador e produtor britânico ficou com a saúde debilitada há seis anos, quando sofreu uma queda nas escadas que o deixou numa cadeira de rodas.
Durante uma carreira de mais de seis décadas, dedicou-se sobretudo à representação, tendo tido a sua primeira experiência como ator aos 12 anos. A estreia profissional aconteceu seis anos depois e entrou para o mundo do cinema logo a seguir, tornando-se num dos rostos mais conhecidos do Reino Unido.
Brighton Rock (1947), A Grande Evasão(1963), O Extravagante Dr. Dolittle (1967) e Parque Jurássico (1993) são alguns do filmes cujo elenco integrou, tendo este último, realizado por Steven Spielberg, sido o de maior sucesso. A sua personagem era o avô multimilionário John Hammond, responsável pela criação do fantástico parque temático habitado por dinossauros numa ilha do Pacífico.
Foi também uma carreira marcada por várias distinções pelo seu trabalho como realizador e produtor. Em 1993, venceu os Óscares de Melhor Realizador e Melhor Filme, por Gandhi, um filme sobre o líder do movimento pela independência da Índia, que dirigiu e produziu. No total, o filme arrecadou oito estatuetas da Academia. Recebeu também quatro prémios BAFTA e quatro Globos de Ouro, por outras produções.
Entre 2001 e 2010, antes de a sua saúde ter começado a degradar-se, presidiu à Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (BAFTA).

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras