Nas Bancas

Filipe Albuquerque: Confiança e otimismo dentro e fora de pista

A dias de concretizar um sonho – correr as 24 Horas de Le Mans –, o piloto revelou como conquistou a advogada Joana Pires Araújo

Cláudia Alegria
29 de junho de 2014, 12:00

Tal como a grande maioria dos pilotos, Filipe Albuquerque entrou no mundo  do desporto motorizado através dos karts. Tinha apenas oito anos quando sentiu, pela primeira vez, a adrenalina de correr numa pista, a mesma que ainda hoje o faz falar com paixão da profissão que escolheu. “Comecei as corridas como um hobby mas hoje em dia dedico a minha vida a cem por cento às corridas. É, de facto, uma paixão, é puro prazer”, revelou Filipe à CARAS. Ao lado da advogada Joana Pires Araújo, com quem namora há cinco anos, o piloto contou como viveu estes dias que antecedem a sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, a mais dura corrida de automóveis do mundo, admitindo ainda que a perseverança e confiança que revela em pista o ajudaram a ganhar coragem para conquistar o grande amor da sua vida.
– Fez anos no passado dia 13, véspera das 24 Horas de Le Mans. A sua data de aniversário costuma dar-lhe sorte na conquista de palmarés...
Filipe –
Sim, têm-se realizado coisas interessantes... Fiz o meu primeiro teste oficial privado de Fórmula 1 num dos meus aniversários e este ano vou ter as 24 Horas de Le Mans. O dia 13 é o dia da Parade, em que os pilotos andam pelas ruas da cidade de Le Mans com os fãs, um dia de festa, vai ser giro.
– Consegue descansar na véspera das corridas?
Consigo. Acho que o meu corpo reage muito bem, pois a maneira que encontro para fugir à pressão é dormir. Como tenho bom sono, recupero logo energias, o que é ótimo, consigo relaxar.
– A Joana costuma acompanhar as corridas do Filipe?
Joana –
Tentamos fazer um equilíbrio, tento ir mais ou menos a metade das corridas. Mais do que isso é estar a viver só a vida dele, menos do que isso também acho que não é participar de uma parte importante do dia-a-dia do Filipe. Hoje em dia sou completamente fã do desporto automóvel.
– Não gostava de corridas?
Não, de todo. Hoje em dia sou capaz de estar em casa sozinha e ver uma competição na televisão, coisa que há cinco anos nunca aconteceria.
Filipe – Mas agora também já conhece alguns dos pilotos e sabe o que esperar deles...
– Até que ponto é importante a presença da Joana nestas provas?
É ótimo porque ela já me conhece muito bem, sabe das minhas frustrações e ajuda com pequenas coisas. Vou desabafando e posso dizer-lhe coisas que não digo a mais ninguém. É importante poder, de vez em quando, baixar a guarda, para depois voltar à luta.
– Para a Joana deve ser uma segurança sentir que tem a seu lado uma pessoa lutadora, que não se deixa ir abaixo e que sabe lidar bem com as frustrações...
Joana –
Para mim o Filipe é todos os dias um exemplo de otimismo, perseverança, mas sobretudo de garra. Ele é bem disposto por natureza e mantém essa boa disposição mesmo quando as coisas não correm pelo melhor. Ajuda sempre a pôr todas as outras dificuldades em perspetiva perceber que tenh­o ao meu lado uma pessoa que luta sempre, independentemente das circunstâncias.
– Parece que o Filipe foi perseverante até na forma como a conquistou...
Sim. Nós somos de Coimbra, onde toda a gente se conhece, e sempre que saía à noite o Filipe acabava por aparecer no grupo de amigos. Vim a saber mais tarde que eram manobras subtis dele! Uma noite ele desafiou-me a sair com uns amigos comuns, que nunca chegaram a aparecer, e acabámos a jantar só os dois [risos].
– Que corajoso, Filipe...
Destemido, sim. As corridas ensinam-nos a lutar pelo que queremos e essa confiança ajudou-me a conquistar a Joana.
– O casamento está nos vossos planos?
Joana –
Vivemos juntos há dois anos e meio e sentimo-nos mais do que casados. Os valores que definem um casamento já são a forma como encaramos a nossa relação. O casamento para nós não é importante.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras