Nas Bancas

Jorge Jardim Gonçalves partilha a sua vida familiar em memórias

Luís Osório escreveu um livro de 'memórias interpretadas' sobre o antigo banqueiro.

Marta Mesquita
21 de junho de 2014, 18:00

Luís Osório admite que não podia ser mais diferente do antigo banqueiro Jorge Jardim Gonçalves. Contudo, um encontro casual de ambos, em 2006, conduziu a cinco anos de convivência que deram origem a centenas de horas de conversas publicadas agora no livro Jorge Jardim Gonçalves – O Poder do Silêncio.
Ao longo de quase 700 páginas, o cronista e biógrafo revela as “memórias interpretadas”, como descreve esta obra, do antigo banqueiro, mas também do homem romântico, profundamente ligado à família e à religião. “O seu amor por Assunção é uma das histórias mais incríveis. Ele sabia, quando a viu pela primeira vez, que ela era a mulher da sua vida. E esta é uma história muito bonita e reveladora do seu romantismo. Não passa um minuto sem que ele olhe para ela para ver se está tudo bem. E tem no seu telemóvel a fotografia da mulher! Numa hora afastados um do outro, devem falar ao telemóvel umas duas ou três vezes. Quis fazer uma biografia que pudesse ser lida como um romance”, explica o biógrafo.
Mais parco em palavras, Jardim Gonçalves revela como encarou este desafio de tornar públicas as histórias mais marcantes da sua vida: “Não foi difícil expor nenhum aspeto para estas memórias. Ao longo do tempo fomos conversando e o Luís Osório foi captando aquilo que lhe parecia interessante. Foi uma pessoa muito sensível.”
Sendo uma das protagonistas deste ‘romance’, Assunção, mulher de Jardim Gonçalves há mais de 50 anos e mãe dos seus cinco filhos, também partilhou as suas emoções neste fim de tarde: “Sinto-me muito feliz e emocionada. O meu marido é um bom exemplo.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras