Nas Bancas

0.jpg

D.R.

Helder Guimarães entre os melhores mágicos do mundo

O português é novamente candidato aos prémios da Academia de Artes Mágicas de Hollywood.

Divulgação
2 de abril de 2014, 13:55

Helder Guimarães integra o lote dosmelhores mágicos do mundo e foi nomeado para o prémio Mágico Close-up do Ano,que a Academia de Artes Mágicas de Hollywood atribui a 13 de abril próximo.
Eleito Mágico de Salão do Ano pelosmembros da academia, em 2011 e 2012, na sequência do êxito alcançado com osespetáculos no Magic Castle (clube privado dedicado à magia, que ainstituição mantém em Los Angeles), o especialista em truques com cartas vê-seagora nomeado para o prémio Close-up referente a 2013. Trata-se de umacategoria considerada ainda mais difícil devido à maior proximidade do públicorelativamente ao performer e consequente maior dificuldade deste emcriar a ilusão.
Além disso, a nomeação, em três anosseguidos e agora para uma nova categoria, é algo extremamente difícil deacontecer e constitui um forte sinal de reconhecimento do trabalho desenvolvidopor Helder Guimarães, sendo a decisão revelada a 13 de abril, em cerimónia arealizar no Orpheum Theater.
O mágico portuense, de 31 anos, queassistiu ao primeiro evento de magia ainda no ventre da mãe, vemdesenvolvendo uma carreira no mundo da magia, tanto como performer comoconsultor televisivo e de empresas nos vários continentes.
Autor do livro Reflections, umameditação com toque filosófico dirigida aos profissionais da prestidigitação,Helder Guimarães apoia a atividade da magia numa formação emartes de palco que lhe permite dominar por completo uma assembleia e fascinarauditórios com um misto de suspense, curiosidade e boa disposição.
Em2004, tornou-se o primeiro portuguêsa ganhar o prémio Ascanio, omais prestigiado galardão nesta área em Espanha, país que é considerado a maiorpotência a nível mundial na área da prestidigitação. Dois anos depois e com 23 de idade,foi à Suécia tornar-se o mais jovem Campeão Mundial de Magia com Cartas, noculminar de uma competição trienal em que surpreendeu os seus pares e o júri.
Desde então, Helder Guimarães criou eapresentou vários espetáculos a solo pelos diversos continentes, acumulouprémios e distinções e trabalhou como consultor de magia para programas televisivos(The Tonight Show) e produções teatrais (Sonho de uma noite de Verão, deShakespeare).
A par da admiração da críticaespecializada, os seus espetáculos em Hollywood e Nova Iorque têm atraído nomessonantes como Woody Allen, Eva Mendes, MariaSharapova, Barbara Streisand, Steve Martin, Aimee Mann, Brooke Shields eElizabeth Hurley, entre muitos outros que contribuem para apresentações de salaesgotada.
Foi esse sucesso que esteve na base daconquista do prémio Mágico de Salão do Ano por dois anos consecutivos. E asua nova inclusão na lista de nomeados da Academia de Artes Mágicas deHollywood, desta vez para o título de Mágico Close-up do Ano, acontece poucassemanas após Helder Guimarães ter sido convidado a intervir numa das prestigiadasconferências TED que teve lugar recentemente em Vancouver, no Canadá. Aí, omais jovem campeão mundial de magia com cartas foi apresentado como dominando“técnicas invisíveis que nos baralham a mente, uma psicologia poucoconvencional e um humor refinado, (…) que suscita no público a velha expressão‘como é que ele faz isto?’ ”.
Helder Guimarães, que vive atualmenteem Los Angeles, divide a atividade profissional entre os espetáculos de magia ea vertente formativa. Viaja por todo o mundo para ensinar gestores a lidaremcom os mais variados problemas e questões de comunicação e gestão empresarial,bem como para apresentar os seus truques de magia comcartas aos públicos da Austrália, Japão, Coreia, Brasil, Argentina e váriospaíses europeus.
Distinções:

-2012 - Parlour Magician Of The Year(Academy of Magical Arts / Hollywood)

-2011 - Parlour Magician Of The Year(Academy of Magical Arts / Hollywood)

-2006- "Campeão Mundial de Magia com Cartas" nos Campeonatos Mundiais deMagia FISM (Estocolmo)

-2006- Galardoado com o "Troféu API" (Associação Portuguesa deIlusionismo)

-2004- Prémio Ascanio (Madrid)

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras