Nas Bancas

Joana Vasconcelos leva a terras de Sua Majestade as suas obras mais emblemáticas

A Manchester Art Gallery acolhe, até ao próximo dia 1 de junho, a exposição “Time Machine”, que reúne 24 trabalhos da artista plástica portuguesa, alguns dos quais inéditos.

Redação CARAS
21 de março de 2014, 17:00

As obras de JoanaVasconcelos já estão a dar que falar em Manchester. A magnitude e aoriginalidade das suas peças não deixam ninguém indiferente e, desde o passadodia 15 de fevereiro, têm conquistado os visitantes da Manchester Art Gallery,no Reino Unido. “Time Machine será certamente uma das exposições maisdesafiantes e marcantes da minha carreira”, afirma a artista plástica,acrescentando: “Orgulho-me particularmente do diálogo estabelecido entre acoleção da Manchester Art Gallery e os meus trabalhos, assim como da interaçãoentre a História e as tradições da cidade e outras realidades de proveniênciascompletamente diferentes – como aquelas que são específicas do meu país natal.”
Inaugurada em 1824, a Manchester Art Gallery ocupa atualmente três edifícios, omais antigo dos quais classificado como monumento histórico e, até ao próximodia 1 de junho,  o espaço acolherá 24obras da artista portuguesa, a maioria das quais concebidas especialmente paraesta exposição. É o caso de Britannia, uma peça em tricô e croché em lãfeitos à mão, que se estende por enormes e estranhos corpos têxteis tentacularesque ocupa o espaço envidraçado do átrio de três andares. E ainda de Pinturasem Croché, True Faith, obra tridimensional especificamente concebida paracontracenar com as pinturas da Gallery 2, ou de Hwarang, dois leõesaltivos, esculpidos em mármore negro e cobertos por malha em croché negro dosAçores. Esta exposição tem ainda a particularidade de reunir, pela primeiravez, três veículos de grandes dimensões transformados pela artista plástica: umhelicóptero, um carro e um triciclo motorizado.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras