Nas Bancas

Gala de aniversário e entrega de prémios reúne caras da RTP

Esta gala assinalou o 57.º aniversário da RTP e ainda homenageou a ficção nacional durante uma noite que proporcionou grandes momentos de convívio e diversão.

Inês Mestre
17 de março de 2014, 17:49

A RTP comemorou 57 anos no passado dia 7 de março e para assinalar a data organi­zou a Gala Prémios Lumen, em homenagem à ficção nacional. Uma cerimónia que decorreu no Casino Estoril e que contou com a presença das caras da estação que, vestidas a rigor, desfilaram pela passadeira vermelha do evento. Uma festa de aniversário, de entrega de prémios e de muito convívio entre diretores, jornalis­tas, atores e apresentadores, e para todos aqueles que fazem esta estação, como disse a jornalista Sandra Felgueiras: “Esta festa é a de uma família muito bonita e unida. E para quem vive a televisão com a intensidade com que eu vivo a RTP, não é a segunda, mas a primeira casa. É aqui que nos encontramos, é um lugar de experiências de várias gerações. Esta é uma festa das pessoas que cá estão, mas também das que não estão e sem as quais seria impossível pôr esta máquina em funcionamento”. Entre os presentes estava também José Eduardo Moniz, que acompanhou a mulher, Manuela Moura Guedes, e lembrou que foi na estação pública que iniciou o seu percurso na televisão. “Foi aqui que aprendi a maior parte das coisas que sei fazer, que comecei como repórter, apresentador de Telejornal, entrevistador, diretor de programas... A minha jornada começou aqui e não me esqueço disso”, contou, sem querer comentar as notícias que dão conta de um suposto regresso à TVI. 
Já dentro do Salão Preto e Prata teve início a gala, que contou com os discursos de algumas figuras que começaram a sua carreira na RTP, saíram e regressaram ao canal. Foram os casos de Catarina Furtado e de Manuela Moura Guedes, que apresenta neste mo­mento o concurso Quem Quer Ser Milionário?, e lembrou: “O meu tempo confunde-se com o da RTP, pois demos os primeiros passos praticamente juntas.” A cerimónia prosseguiu com uma viagem desde os anos 50 até aos dias de hoje e, entre momentos de música e de comédia, foram entregues os Prémios Lumen que distinguiram nomes da representação e comédia como Herman José, Eunice Muñoz, Ivo Canelas, Luís Alberto, Pêpê Rapazote, Dalila Carmo, Isabel Abreu, Rita Blanco, Eduardo Madeira, Joaquim Monchique, Manuel Marques, Ana Bola, Maria Rueff e Maria Vieira.
No fim da noite, Alberto da Ponte, diretor da RTP, fazia um balanço positivo: “A festa correu bem, foi uma grande produção e fiquei muito contente por ver aqui as caras da RTP, o que demonstra uma coisa na qual sempre acreditei e que é o facto de a RTP ter pu­jança e ADN e poder seguir no caminho que está a seguir. São 57 anos de televisão, mas também de história de Portugal, como foi de­monstrado neste espetáculo.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras