Nas Bancas

A recuperar de operação, rei Juan Carlos esteve em Portugal com a rainha Sofía

Desde dezembro de 2011 que os reis de Espanha não faziam uma viagem oficial juntos.

Redação CARAS
21 de fevereiro de 2014, 23:16

Operado há menos de dois meses à anca esquerda – que fraturou durante uma caçada ao elefante no Botswana, em abril de 2012, e que desde então já o obrigou a três intervenções cirúrgicas –, o rei Juan Carlos de Espanha aterrou no Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, às 17h30 do passado dia 11. Esta foi a primeira viagem que o rei fez depois da operação (a sexta a que foi submetido no espaço de apenas um ano e meio) e teve como objetivo a sua participação no IX Encontro COTEC Europa, onde se debateu a importância da reindustrialização na criação de postos de trabalho qualificados e na dinamização da economia.
A visita a Portugal marcou, portanto, o regresso do monarca às viagens oficiais (a última aconteceu em junho de 2013) e pôs um ponto final aos rumores acerca da degradação do seu estado de saúde que têm circulado em Espanha desde o último internamento. Apesar de ainda coxear um pouco e de continuar a precisar da ajuda de uma canadiana, Juan Carlos mostrou estar a recuperar muito bem, não aparentando tanta fragilidade como se imaginaria.
Esta visita teve ainda a particularidade de contar com a presença da rainha Sofía. Desde dezembro de 2011, quando assistiram à Cimeira Ibero-Americana de Assunção, no Paraguai, que os monarcas espanhóis não faziam viagens oficiais juntos e, ao que parece, também não estava previsto fazerem-no agora, já que o nome da rainha não constava da primeira agenda divulgada pela Casa Real espanhola. No entanto, quando a Presidência Portuguesa teve conhecimento de que o presidente italiano, Giorgio Napolitano, viria acompanhado pela mulher, Clio Maria Bittoni, Maria Cavaco Silva terá tomado a iniciativa de telefonar à rainha espanhola, con­vidando-a a juntar-se à comitiva que representou o país vizinho no encontro. Sensibilizada com o gesto da nossa primei­ra-dama, a monarca terá organizado a sua deslocação a Portugal no espaço de poucas horas. E assim, ao final do dia 11, os três casais eram fotografados juntos no Palácio da Cidadela de Cascais, onde decorreu um jantar oferecido por Aníbal Cavaco Silva.
No dia seguinte, e depois de uma noite passada num hotel do centro da capital, o soberano espanhol juntou-se aos presidentes de Portugal e de Itália para participar na sessão de encerramento do Encontro COTEC, que desta vez decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, regressando ao final do dia a Madrid.
Com a brevidade desta estada, que não chegou a durar 24 horas, Juan Carlos, que completou 76 anos em janei­ro, mostra, assim, que está a seguir os conselhos do médico que o operou, Miguel Cabanela, fazendo apenas viagens de curta duração e adiando as que podem colocar em risco a sua saúde.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras