Nas Bancas

Ian Thorpe

Ian Thorpe

Getty Images

Agente confirma que Ian Thorpe está em tratamento para a depressão

O nadador australiano Ian Thorpe está a ser sujeito a tratamento para depressão, admitiu o seu agente depois de o atleta olímpico ter sido encontrado a deambular pela rua em Sydney, Austrália, na madrugada de segunda-feira.

Lusa
4 de fevereiro de 2014, 12:00

Uma mistura de analgésicos e antidepressivos terá deixado Ian Thorpe atordoado e desorientado, mas James Erskine, que falou à televisão australiana ABC, sublinhou que o nadador, de 31 anos, não tinha tomado bebidas alcoólicas.
"Não houve álcool envolvido, ele não esteve a beber nem nada parecido", disse Erskine. "O hospital sugeriu - ou mais do que sugeriu, penso eu - que deveria ser submetido a tratamento da depressão e foi isso que aconteceu", acrescentou.
Vencedor de cinco medalhas de ouro olímpicas, Thorpe foi detido e posteriormente hospitalizado depois de ter sido visto a tentar entrar para um veículo perto da casa dos seus pais, no sul de Sydney.
Esta foi a segunda visita do nadador ao hospital em duas semanas, depois de uma queda que motivou uma cirurgia num ombro e que levou o agente a negar que Thorpe está a receber tratamento contra a depressão e o abuso de álcool. "Ele tem estado a tomar medicamentos prescritos, analgésicos para o ombro e também antidepressivos. Mas foi obviamente uma mistura destes e essa mistura desorientou-o, porque ele andava a deambular às três horas da manhã", afirmou Erskine.
Residentes no local alertaram a polícia depois de Thorpe ter tentado entrar num carro. "Ele ficou desorientado e tentou entrar naquele que julgava ser o carro de um amigo, mas não era", relatou o agente, acrescentando que os polícias "foram fantásticos, perceberam que era Ian Thorpe e chamaram uma ambulância".
Além dos problemas com a depressão, Thorpe reconheceu na sua autobiografia, publicada em 2012, ter sofrido durante anos de uma depressão, que o levou a equacionar o suicídio. "Usei o álcool como uma forma de livrar a minha cabeça de pensamentos horríveis. Era a minha forma de gerir os meus estados de espírito", disse então o nadador.
Thorpe é o atleta australiano mais galardoado em Jogos Olímpicos, com nove medalhas, incluindo quatro de ouro em Sydney 2000 e uma em Atenas 2004.
Também foi o primeiro nadador a conseguir seis medalhas de ouro no decorrer de uma edição dos Campeonatos do Mundo, em 2001, num total de 11 títulos mundiais ao longo da carreira.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras