Nas Bancas

Teresa Posada Kubissa traz para Lisboa obras do Museu do Prado

Conversámos no Museu de Arte Antiga com a comissária desta mostra de obras do Museu do Prado, uma produção da Everything is New.

Redação CARAS
19 de dezembro de 2013, 14:00

TeresaPosada Kubissa é acomissária da primeira exposição que se realiza em Portugal composta por obrasdo Museu Nacional do Prado, de Madrid, com 57 peças de 31 mestres da pintura doséculo XVII.
Numa visita privilegiada, a CARAS conversou com a comissária, que nos mostrouem primeira mão algumas da obras que integram esta exposição, intitulada Rubens,Brueghel, Lorrain. A Paisagem do Norte no Museu do Prado, patente no MuseuNacional de Arte Antiga, em Lisboa. “Esta é uma exposição muito especialpara mim porque a pintura nórdica não é um tema habitual nem em Espanha nem emPortugal. A mostra viajou por várias cidades espanholas até chegar a Lisboa comum número recorde de obras. Trouxemos a exposição completa com todos os quadrosque fazem parte dela, porque este espaço é o sítio ideal para a acolher.”
Teresa contou-nos ainda que fazer uma exposição destas envolve medidas desegurança extremas: “Mover qualquer uma destas obras implica um risco muitogrande que temos de reduzir. E isso implica medidas de segurança apertadas. Otrajeto de Madrid a Lisboa foi feito num dia, e o camião que transportava osquadros veio sempre sob escolta policial, por exemplo. Fazer uma exposiçãoparece um trabalho muito simples, que só envolve pendurar quadros, mas não ébem assim, é um trabalho muito complexo e sofisticado que envolve muita gente.”
Em relação ao valor das obras, explica: “São obras de valor muito elevado ecomo tal têm seguro... mas no fundo o seu valor não deixa de ser simbólico. Écomo nós, quando fazemos um seguro de vida: avaliamos a nossa vida, mas ésimbólico, porque se morrermos, tudo se vai. Passa-se o mesmo com um quadro: selhe acontecer alguma coisa, é irreparável e insubstituível.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras