Nas Bancas

Empresário Fernando Martins recordado no 40.º aniversário do seu grupo de hotéis

No dia do 40.º aniversário, celebrado pela família de Fernando Martins com clientes e amigos, o Altis da Rua Castilho passou a chamar-se Altis Grand Hotel.

Redação CARAS
18 de dezembro de 2013, 10:30

Em novembro de 1973, oempresário Fernando Martins (que foi presidente do Ben­fica entre 1981 e1987) abria na Rua Castilho, num terreno onde pensara construir um centro deescritórios, um hotel de cinco estrelas. O Hotel Altis, que nos anos seguintesteria um papel de relevo na história portuguesa – o PS festejou ali vitórias ederrotas, Sá Carneiro saiu dali para a viagem em que perderia a vida, depois defestejar a vitória da AD – deve-se, por isso, à visão do seu fundador, quepercebeu que o potencial turístico de Lisboa estava mal explorado. Quarentaanos (e mais cinco hotéis Altis) depois, a família de Fernando Martins, quemorreu no passado mês de julho, com 96 anos, reu­niu-se na unidade da RuaCastilho para comemorar com amigos e clientes esta data tão marcante para oGrupo Altis.
Raul Martins, filho do empresário, não podia deixar de lembrar o papeldo pai na história do grupo que hoje administra: “O meu pai não estáfisicamente presente, mas está entre nós para sempre. Temos a certeza de quecontinuaremos a obra que ele começou e na qual toda a família sempre esteveenvolvida. Sinto, toda a família sente, um dever e uma responsabilidade muitograndes em continuar com o legado do meu pai. Quarenta anos na vida de um hotelé pouco, mas na vida das pessoas é muito! Este foi um percurso cheio de sucessos,mas também algumas dificuldades. Estamos muito satisfeitos com o que temosalcançado.”
A filha de Fernando Martins, Maria Júlia Martins, por seu turno,referiu: “Este é um dia agridoce. Decidimos fazer uma comemoração maisligeira do que estava previsto, sem o habitual jantar de gala, mas nãopoderíamos deixar passar esta data em vão. Todos nós sentimos muito a falta domeu pai, mas esta era a sua vontade. E é isso que vamos fazer, seguir em frenteatravés do seus exemplos e de tudo o que nos ensinou e continuar a obra que elefez.”
Amigo da família, o advogado Pedro Rebelo de Sousa acompanhou estasquatro décadas, que recordou com carinho: “Conhecia muito bem o FernandoMartins e, posteriormente, conheci toda a sua família. Durante muitos anos almoceiaqui quase todos os dias, era uma espécie de minha cantina, e posso testemunharo que foi o percurso, a luta, e o que eles enriqueceram a hotelaria em Portugalcom o seu esforço.”
João de Deus Pinheiro tem opinião idêntica: “Acompanhei muitos destes40 anos e acho que esta é uma celebração bem merecida. Sou muito amigo doengenheiro Raul Martins há muitos, muitos anos, e isso fez com que estivessesempre muito próximo. Muito embora também tenha vivido aqui alguns encontrospolí­ticos, que fazem parte deste espaço, como todos bem sabemos.”
Nesta noite de festa que assinalou também as alterações que o espaço temsofrido nos últimos anos, a cargo da dupla de arquitetas Cristina Santos eSilva e Ana Menezes Cardoso, o hotel mudou de nome, para Altis GrandHotel.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras