Nas Bancas

Nadir Afonso

Nadir Afonso

Joaquim Norte Sousa

Morreu Nadir Afonso

O arquiteto, pintor e ensaísta tinha 93 anos.

Redação CARAS
11 de dezembro de 2013, 12:58

Nadir Afonso morreu esta quarta-feira aos 93 anos, no Hospital de Cascais, onde estava internado.
O arquiteto, pintor e ensaísta que nasceu em Trás-os-Montes, estudou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e na escola parisiense de Beaux-Arts de Paris, onde manteve contactos com pintores como Pablo Picasso, Max Ernst, Cândido Portinari, Giorgio de Chirico, Max Jacob e Fernand Léger.
Foi um dos introdutores da abstracção geométrica em Portugal desde 1946, representou Portugal na Bienal de São Paulo em 1961 e, em 1967, recebeu o Prémio Nacional de Pintura. A Fundação Calouste Gulbenkian dedicou-lhe uma retrospetiva em 1970 e, em 2010, o Museu Nacional Soares dos Reis fez uma grande exposição da sua obra.
Já no ano passado, Nadir Afonso viu a sua vida e obra revista em filme, em livro e numa exposição fotográfica, pelo realizador Jorge Campos, o escritor Agostinho Santos e a fotógrafa Olívia da Silva, respetivamente. Na homenagem prestada pelo Teatro Nacional de São João, o pintor afirmou à CARAS: "Pergunto-me porque é que a minha pintura interessa às pessoas.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras