Nas Bancas

Famosos e líderes mundiais no tributo a Mandela

Entre os chefes de Estado estavam também muitas caras conhecidas, como Naomi Campbell, Oprah Winfrey e Bono.

Redação CARAS
10 de dezembro de 2013, 11:51

Ao longo da sua vida, pela importância que teve na história da África do Sul e pelo exemplo de igualdade e união que passou para o mundo, Nelson Mandela foi uma pessoa consensual, admirada por muitos. Como tal, numa altura em que o mundo chora a sua morte, são muitos os que querem participar nas cerimónias fúnebres e prestar-lhe homenagem.
Esta terça-feira, dia 10, milhares de sul-africanos encheram o FNB Stadium, em Joanesburgo, para se despedirem do seu líder histórico. Entre eles estavam também chefes de Estado de todo o mundo, como Barack Obama (presidente dos Estados Unidos), David Cameron (primeiro-ministro britânico), François Hollande (presidente da França), e representantes da realeza, como o príncipe Felipe de Espanha e a princesa Victoria da Suécia.
No meio desta multidão estavam ainda muitas caras conhecidas do grande público, como a top model Naomi Campbell, o empresário Richard Branson, a atriz Charlize Theron, o músico Peter Gabriel e a apresentadora Oprah Winfrey.
Aos famosos juntaram-se os familiares de Nelson Mandela, incluindo a sua mulher, Graça Machel, as suas três filhas, Makaziwe, Zenani e Zindzi, os seus 20 netos, alguns dos seus bisnetos, e a sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela.
O facto de este estádio ter sido escolhido para esta homenagem está carregado de simbolismo. Foi precisamente neste local que, em fevereiro de 1990, o líder da luta contra a segregação racial na África do Sul falou pela primeira vez em público após a sua libertação, depois de cumprir uma pena de 27 anos de prisão. E foi também aqui que se deu a sua última grande aparição pública, em julho de 2010, na cerimónia de encerramento do Campeonato do Mundo de Futebol.
O funeral de Mandela está marcado para o próximo domingo, 15 de dezembro, em Qunu, localidade que o viu crescer. Cumpre-se assim o seu desejo de ser sepultado junto dos seus familiares.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras