Nas Bancas

1.jpg

Getty Images

Cortejo fúnebre de Mandela vai percorrer ruas de Pretória durante três dias

O anúncio foi feito este sábado pelo governo sul-africano, que encorajou população a acompanhar o percurso.

Lusa
7 de dezembro de 2013, 13:25

"Cada manhã, quando os restos mortais deixarem a casa mortuária para serem expostos ao público, as ruas serão abertas", disse a porta-voz do governo, Neo Momodu. "Encorajamos [as pessoas] a colocarem-se ao longo do percurso quando o corpo passar pelas ruas de Pretória" até à sede do governo, indicou Neo Momodu, diretora do Gabinete de Comunicação e Informação governamental.
O cortejo decorrerá na quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana.
A segurança foi reforçada no complexo Union Buildings em Pretória, sede do governo sul-africano, onde será instalada a câmara ardente do herói da luta contra a segregação racial na África do Sul.
Por causa da quantidade crescente de pessoas que se têm dirigido ao local para prestar homenagem a Nelson Mandela, agentes da polícia bloquearam as entradas principais do recinto governamental, segundo a agência de notícias sul-africana Sapa. Centenas de pessoas continua também a convergir para a casa de Nelson Mandela em Joanesburgo, obrigando a polícia a encerrar as ruas à circulação automóvel.
O cortejo e a exposição dos restos mortais de Nelson Mandela em câmara ardente fazem parte dos 10 dias de homenagens e de luto nacional pelo antigo presidente sul-africano, que morreu na quinta-feira aos 95 anos.
A 9 de dezembro, as duas câmaras do parlamento vão realizar uma sessão especial para homenagear o legado de Mandela, enquanto no dia 10 está prevista uma cerimónia no estádio Soccer City, no Soweto, que em 2010 acolheu a final do Campeonato do Mundo e onde Mandela fez a sua última grande aparição pública.
Entretanto, em Qunu, aldeia de Nelson Mandela no sul rural da África do Sul, os habitantes preparam solenemente o regresso do seu "filho mais amado", que aqui será sepultado a 15 de dezembro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras