Nas Bancas

1.jpg

Getty Images

Cavaco Silva representa Portugal no funeral de Mandela

O Parlamento reúne-se na segunda-feira em sessão extraordinária para dar "assentimento" à viagem do Presidente da República.

Lusa
7 de dezembro de 2013, 15:08

O Presidente da República, Cavaco Silva, vai representar Portugal no funeral do antigo chefe de Estado sul-africano Nelson Mandela, a 15 de dezembro, na África do Sul.
A informação consta da página da Internet do Parlamento, que agendou na sexta-feira uma reunião extraordinária para segunda-feira, com o objetivo dar "o assentimento" à deslocação de Cavaco Silva à África do Sul.
A notícia de que Cavaco Silva iria representar Portugal nas cerimónias funebres de Mandela, que morreu na quinta-feira, foi avançada pela TVI24.
A estação televisiva citava um tweet, das 20h21 de sexta-feira, do deputado do CDS Michael Seufert, a dar conta que fora convocado para uma reunião extraordinária do parlamento para "aprovar a deslocação" do Presidente à África do Sul.
Na página do parlamento já consta, entretanto, um novo ponto na agenda do plenário da Assembleia da República para as 12h de segunda-feira, com um ponto único na ordem de trabalhos: "Assentimento à deslocação de caráter oficial à África do Sul de Sua Excelência o Presidente da República".
A Constituição determina, através do n.º 1 do artigo 129.º e da alínea b) do artigo 163.º, que as deslocações oficiais ao estrangeiro do Presidente necessitam de "assentimento" da parte da Assembleia da República.
Esse assentimento é dado através de uma resolução votada pelos deputados em plenário da Assembleia.
A morte do primeiro Presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo chefe do Estado sul-africano, Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras