Nas Bancas

A sugestão de Julie Deffense: Bolo Red Velvet com ganache de chocolate e framboesas

A 'cake designer' partilhou com a CARAS uma das suas receitas. Veja como fazer este delicioso bolo tipicamente americano.

Inês Mestre
26 de novembro de 2013, 17:30

Julie Deffense é a autora ds livros Os Bolos da Julie e As Festas da Julie e a propósito do recente lançamento da sua segunda obra, partilhou com a CARAS a receita do Bolo Red Velvet com ganache de chocolate e framboesas.
Veja em baixo como fazer esta receita.
Massa

240g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

600g de açúcar

4 ovos

40g de cacau

1 frasco de corante de gel vermelho (sem sabor)

2 c. (chá) de extrato de baunilha

60ml de sumo de limão

410ml de leite

600g de farinha

2 c. (chá) de sal

2 c. (chá) de bicarbonato de sódio

2 c. (sopa) de vinagre branco
Ganache

150ml de natas

340g de chocolate preto, cortado

150g de compota de framboesa

4 c. de sopa de manteiga, à temperatura ambiente
Decoração

2-3 caixinhas de framboesas frescas
Massa

Pré-aqueça o forno a 175°C. Prepare três formas de 20cm de diâmetro. Unte o fundo, coloque papel vegetal, depois unte com manteiga e polvilhe com farinha toda a forma.

Na batedeira elétrica, bata a manteiga e o açúcar até estar bem misturado. Adicione os ovos e o extrato de baunilha e bata a velocidade média/alta até estarem bem incorporados. Adicione o corante vermelho e bata até misturar bem.

Combine o sumo de limão com o leite e deixe coalhar cinco minutos.  

Misture a farinha, o cacau e o sal. Adicione à massa, alternando com pequenas quantidades com o leite coalhado, para incorporar todos os ingredientes.

Misture o bicarbonato de sódio e o vinagre numa taça pequena (vai fazer espuma) e adicione à massa, mexendo a velocidade baixa até incorporar bem. De seguida, aumente a velocidade e bata durante dois minutos.  

Encha as três formas e leve ao forno durante 22 a 24 minutos, ou até que um palito inserido no meio do bolo saia seco.

Retire do forno e deixe repousar numa rede durante 15 minutos. Desenforme sobre a rede para que acabe de arrefecer. Quando estiver completamente frio, decore com a ganache e as framboesas.
Ganache

Num tacho pequeno, leve a ferver as natas em lume médio.

Retire do lume e adicione o chocolate, a compota e a manteiga, e misture com uma vara de arames até obter uma consistência macia. Deixe arrefecer completamente. Com a batedeira elétrica, bata até obter uma mistura fofa e pronta a espalhar pelo bolo.
Montagem

Ponha um dos bolos num prato de servir. Espalhe uma camada de compota de framboesa por cima, e de seguida uma camada fina de ganache. Coloque o outro bolo por cima. Com uma espátula, cubra o topo e os lados com a restante ganache.

Decore com as framboesas. Refrigere. Retire do frigorífico 30 minutos antes de servir.

Veja na próxima edição da CARAS a entrevista de Julie e do marido, Jacques, em casa. Quarta-feira, 27 de novembro, nas bancas.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras