Nas Bancas

Clube Naval de Cascais celebra 75 anos e junta amantes da vela em noite de festa

“Estamos todos muito satisfeitos com este evento. Nestes dias tenho sempre imensa vontade de regressar ao mar.” (Miguel Horta da Costa)

Redação CARAS
10 de setembro de 2013, 18:00

À semelhança dos anos ante­riores, Cascais voltou a mostrar por que é considerado um dos melhores locais para se fazer vela no nosso país. O Cas­cais Vela 2013 juntou centenas de velejadores e amantes desta modalidade numa regata que durante três dias coloriu a baía com diversas classes de embarcações em competição. Apesar do espírito de competição presente em cada equipa, o convívio é fundamental e, por isso, o Clube Naval de Cascais, organizador do evento, fez questão de oferecer um jantar a todos os participantes e apaixonados da vela, seguido da festa Bye Bye Summer. Durante o jantar, foi ainda assinalado o 75.º aniversário do Clube Naval, que se comemora este ano, para orgulho dos seus membros, como é o caso de Miguel Horta e Costa, comodoro do clube: "Este ano é muito especial, pois o clube faz 75 anos. É uma data muito importante, são 75 anos de glórias e de referência na vela, em Cascais e em Portugal. Chegamos a esta data com muito orgulho no palmarés desportivo que temos tido, com uma participação notável nos Jogos Olímpicos e com figuras que ficarão para sempre ligadas à vela. Estamos muito orgulhosos destes 75 anos, celebrados com um conjunto de manifestações. Este jantar é uma delas." Apaixonado por vela, que pratica sempre que possível, Miguel Horta e Costa contou ainda que acompanhou toda a prova: "Correu lindamente e o tempo ajudou imenso. Estamos todos muito satisfeitos com este evento. Nestes dias, tenho sempre imensa vontade de regressar ao mar [risos]."
Igualmente satisfeito com este evento e com a promoção que traz a Cascais estava o presidente da Câmara, Carlos Carreiras: "Esta regata já faz parte da tradição de Cascais, mas esta noite é também uma forma de agradecimento a todos os homens e mulheres que têm colocado o Clube Naval de Cascais no lugar que ele hoje tem, já que é uma referência a nível internacional. Este evento tem vindo a afirmar-se ano após ano e é também uma forma de mostrarmos que a nossa vila está preparada para tudo, já que este fim de semana, além dos barcos, juntámos também os carros clássicos, com o Cascais Classic Motorshow. Cascais tem estado cheio e isso deixa qualquer cascalense orgulhoso."
Tal como o presidente da Câmara, Jaime de Lavradio não é praticante de vela, mas é apoiante de todos os eventos que possam promover Cascais: "Tenho acompanhado o Clube Naval de Cascais, já que moro aqui ao lado há 50 anos, mas não sou praticante de vela. Fui-o em África, há muitos, muitos anos. Mas tenho uma relação de amiza­de com as pessoas que fazem parte deste clube e da minha casa vejo a regata. Cascais tem condições excecionais para se praticar este desporto e, felizmente, temos conseguido tirar partido disso."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras