Nas Bancas

Vida de Maria José Nogueira Pinto recordada em livro

Maria João da Câmara traça a biografia da deputada em 'Maria José Nogueira Pinto - Uma Vida Invulgar'.

Marta Mesquita
10 de julho de 2013, 18:34

"A pergunta que esteve na origem desta biografia é simples. Quem era Maria José Nogueira Pinto, quem era esta mulher invulgar que nos deixou há tão pouco tempo e que foi uma pessoa marcante?” Foi a procura de uma resposta, como está explicado na introdução do livro, que levou a historiadora Maria João da Câmara a escrever Maria José Nogueira Pinto – Uma Vida Invulgar, uma biografia da deputada, que morreu em julho de 2011, aos 59 anos, com cancro do pâncreas. “Tinha uma enorme curiosidade em relação a esta mulher, que sempre admirei, como política e pessoa. Tudo me marcou na vida dela, desde as suas posições políticas até à maneira como enfrentou a sua própria doença e morreu. Ela teve uma vida aventureira, dedicada ao serviço público, uma vida cheia. O que mais destaco na sua personalidade é, sem dúvida, a coerência, a coragem e o facto de nunca ter abdicado daquilo em que acreditava por razão nenhuma”, explicou a autora, que para escrever esta biografia recolheu vários testemunhos de familiares e amigos, nomeadamente do viúvo da deputada, Jaime Nogueira Pinto. “Acho que as pessoas são sempre maiores do que as biografias, sobretudo quando vivemos 40 anos com alguém... A Zezinha tinha duas ou três características que eram bastante marcantes e infelizmente muito raras nas elites portuguesas e na classe política: tinha convicções e não tinha medo de nada. Levava as coisas até às últimas consequências, e pessoas assim fazem sempre falta”, revelou o professor e investigador.
Maria Cavaco Silva também esteve nesta apresentação, que decorreu no Museu de São Roque, em Lisboa, e fez questão de elogiar a amiga com quem partilhou muitos bons momentos: “Foi uma amiga que marcou bastante o nosso trajeto de vida. Era impossível alguém conhecê-la e não ficar marcado.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras