Nas Bancas

Angelina Jolie discursa na ONU

A atriz apelou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que tomasse medidas urgentes em relação às violações nas zonas de guerra.

Redação CARAS
25 de junho de 2013, 11:20

Angelina Jolie regressou ao trabalho humanitário na semana passada, após ter anunciado que se tinha submetido a uma dupla mastectomia. A atriz visitou o cmapo de refugiados Al-Zaatari, na Jordânia, e agora discursou nas Nações Unidas. 
A atriz criticou o Conselho de Segurança da ONU pela sua inação em relação às violações que são cometidas nas zonas de guerra, como a Síria ou a República Democrática do Congo.
"A violação é uma arma de guerra, uma ameaça contra a segurança. Lutar contra a violência sexual é vossa responsabilidade", disse a enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
"O mundo não considera as violações de guerra uma prioridade. Mas se o Cinselho de Segurança fizer deste assunto uma prioridade, ele será. Se não, este horror continuará", afirmou a atriz lembrando que há "centenas de milhares, se não milhões de mulheres, crianças e homens que são violados durante os conflitos" e que os perpretadores destes crimes saem impunes.
Angelina Jolie acrescentou ainda que "estes crimes acontecem não porque sejam inerentes à guerra, mas porque a atual situação mundial deixa que eles aconteçam". Uma situação que qualificou de "triste, inquietante e vergonhosa".
Por todas estas razões, a atriz urgiu a que a ONU tomasse medidas contra esta situação e pouco tempo depois do discurso de Jolie o conselho chegou a acordo. A ONU adotou uam resolução que exige a completa e imediata cessação de todos os actos de violência sexual por todas as partes dos conflitos armados. A resolução salienta ainda que a violência sexual pode constituir um crime contra a humanidade e contribuir para um ato de genocídio, estabeleceu uma maior monitorização da violência sexual nos conflitos e urgiu às Nações Unidas e colaboradores no terreno que apoiassem as vítimas destes crimes.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras