Nas Bancas

Margarida Martins

Margarida Martins

D.R.

Margarida Martins vence Prémio Mulher ACTIVA

O prémio tem o valor de 15 mil euros.

Redação CARAS
28 de maio de 2013, 11:28

A vencedora da iniciativa anual da revista ACTIVA é Margarida Martins. O prémio foi entregue esta segunda-feira pela primeira-dama, Maria Cavaco Silva, numa cerimónia que teve lugar em Lisboa.
Margarida Medina Martins é vice-presidente da Associação de Mulheres Contra a Violência, da Associação Portuguesa para a Prevenção e Abuso de Crianças e Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e da Associação Plataforma Internet Segura. Foi pioneira na criação de serviços especializados na área da saúde mental, bem como centros de atendimento e casas de abrigo na área da violência doméstica. Nos anos 90, não havia em Portugal dados sobre a violência contra as mulheres e crianças, nem esta temática era vista como uma violação grave de direitos . A violência doméstica era encarada como algo do foro privado, não como um problema de toda a sociedade. Aliando-se a várias sobreviventes deste flagelo, Margarida Martins decidiu que era necessário criar uma instituição que defendesse e apoiasse as mulheres, dando-lhes, entre outras coisas, uma casa onde pudessem refugiar-se.
Durante os 20 anos de vida da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMVC) tem apoiado muitas mulheres.
Em 2010 foi distinguida com o Prémio Gulbenkian Beneficência.
A escolha do Prémio Mulher ACTIVA, que tem o valor de 15 mil euros, ficou a cargo de uma Comissão de Notáveis composta pelo Prof. Dr. Gentil Martins, o Padre António Vaz Pinto, António Pires de Lima, Bárbara Guimarães, Manuela Eanes, Maria da Glória Garcia, Maria José Ritta, Mercedes Balsemão e Sofia Carvalho.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras