Nas Bancas

Lídia Jorge

Lídia Jorge

Pedro Loureiro

Lídia Jorge nomeada Escritora Galega Universal

O prémio é entregue este sábado pela Asociación de Escritoras e Escritores en Lingua Galega.

Redação CARAS
3 de maio de 2013, 12:37

A escritora Lídia Jorge recebe amanhã, dia 4 de maio, na Galiza, o galardão de EscritoraGalega Universal, atribuído pela Asociación de Escritoras e Escritoresen Lingua Galega (AELG), no decorrer da XIVedição dos prémios daquela instituição.
De acordo com a organização, este reconhecimento fica a dever-se ao “compromisso ético” de Lídia Jorge com “as causas de dignidade do povo português e por ser autora de umaextensa e intensa obra, valorizada tanto em Portugal como nos diversos paísesonde está traduzida, na qual a mulher portuguesa ocupa um lugar central”. Lídia Jorge, ainda segundo a AELG, “é talvez a escritora em actividade mais reconhecida das letrasportuguesas, afirmação com a qual concordam a crítica mais exigente e o públicoleitor”.
A autora de O Dia dos Prodígiosjá visitou a Galiza em diversasocasiões, convidada por Universidades,pelo Conselho da Cultura Galegae pela própria AELG. Com estanomeação, Lídia Jorge junta-seao restrito grupo de Escritores GalegosUniversais composto por Pepetela, Mahmoud Darwish, NancyMorejón, Elena Poniatowska, Juan Gelman, Antonio Gamonedae José Luís Sampedro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras