Nas Bancas

Quem é o Papa Francisco

O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o sucessor de Bento XVI.

Redação CARAS
13 de março de 2013, 20:19

Poucos minutos passavam das 19h00 (hora portuguesa) quando o mundo ficou a conhecer o sucessor de Bento XVI, altura em que Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, de 76 anos, surgia no balcão principal da Basílica de São Pedro. Francisco I é o primeiro Papa argentino e o primeiro Papa da América Latina.
Nascido no seio de uma família de imigrantes italianos, Bergoglio dedicou-se durante muitos anos ao ensino. É um intelectual jesuíta que viaja de autocarro e tem uma abordagem prática sobre a pobreza. Quando foi nomeado cardeal, convenceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma, pois o dinheiro gasto na viagem de avião seria distribuído pelos pobres. Foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II, a 21 de fevereiro de 201.
Naquela que foi a sua primeira aparição como Papa, Bergoglio lembrou o seu antecessor, Bento XVI, do qual foi o principal rival durante o Conclave de 2005. Antes da quarta votação, o argentino terá decidido retirar-se em favor do cardeal alemão e pediu, emocionado, aos seus simpatizantes que se abstivessem de votar.
Jorge Mario Bergoglio acredita na contracepção para evitar a propagação da doença, mas foi um grande opositor da legalização do casamento entre homossexuais na Argentina argumentando que as crianças têm o direito de ser criadas e educadas por um pai e uma mãe.

Está aberto ao diálogo com outras religiões e fará da reforma da cúria uma prioridade.
Após o anúncio do novo Papa, os sinos da catedral de Buenos Aires repicaram e não tardou muito para que milhares de argentinos se concentrasse à sua porta.
 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras