Nas Bancas

As visitas de Hugo Chávez a Portugal

O presidente da Venezuela, que morreu ontem aos 58 anos, fez quatro visitas oficiais a Portugal nos últimos 12 anos.

Redação CARAS
6 de março de 2013, 12:52

Hugo Chávez realizou quatro visitas oficiais a Portugal nos últimos 12 anos, sempre com uma forte componente empresarial. A primeira visita do presidente venezuelano, que morreu ontem aos 58 anos, na sequência de complicações após a quarta operação ao cancro na região pélvica, decorreu em outubro de 2001, um ano depois de ter sido eleito. Chávez foi recebido pelo então primeiro-ministro, António Guterres, e esteve um dia na Região Autónoma da Madeira.
Em 2007, Hugo Chávez esteve novamente no nosso país, quando José Sócrates já era chefe de Governo.
Em 2008, o presidente venezuelano voltou a Portugal para assinar cinco acordos bilaterais entre os dois países. Além dos negócios, Hugo Chávez depositou uma coroa de flores junto à estátua de Simon Bolívar, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, perante uma multidão de pessoas que quiseram saudá-lo.
Dois anos depois, em 2010, o antigo militar esteve pela última vez em Lisboa para apoiar José Sócrates no “momento difícil” que o país atravessava devido aos primeiros sinais de crise. O presidente venezuelano assinou um contrato para a compra de 1,5 milhões de computadores portugueses Magalhães – que na Venezuela se chamam Canaima – e, em Viana do Castelo, encomendou dois navios de transporte de asfalto.
Além das visitas oficiais, Chávez fez várias escalas em Lisboa. Em julho de 2006, parou no aeroporto da Portela e foi recebido informalmente por José Sócrates.
Em junho de 2007, fez uma nova escala em Lisboa e foi recebido pelo ex-Presidente da República Mário Soares. Ainda nesse ano, Hugo Chávez aterrou no aeroporto de Figo Maduro, onde se reuniu com os embaixadores da Venezuela e de Cuba.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras