Nas Bancas

0.jpg

Garrett McNamara volta a dominar onda gigante na Nazaré

O surfista, de 45 anos, pode ter batido novamente o recorde mundial, que era seu, com uma onda com mais de 30 metros.

Redação CARAS
29 de janeiro de 2013, 17:01

As ondas da Praia do Norte, na Nazaré, podem valer um novorecorde para o norte-americano Garrett McNamara, que terá surfado ontem a maioronda da sua carreira.
O surfista já tinha feito história há dois anos na mesmapraia, ao surfar uma onda de 27,5 metros no âmbito da Expedição ZonNorth Canyon. Esta onda valeu a McNamara o prémio da Maior OndaSurfada de 2011, na competição Billabong XXL Global Big WaveAwards. Ao descer uma onda que faz lembrar um Tsunami, McNamara nãosó conquistou os "Óscares" do surf de ondas grandes, como tambémfoi incluído no livro de recordes Guiness.
De regresso à Nazaré, 2013 pode bem ser o ano em que osurfista vê a sua carreira ser catapultada para os anais daHistória. "A equipa que acompanha Garrett McNamara entende que a ondasurfada é ainda maior do que a de 2011", disse à Lusa opresidente da Empresa Municipal Nazaré Qualifica, Miguel Sousinha.
Os responsáveis pela empresa Municipal Nazaré Qualifica jápediram a dois surfistas norte-americanos, que fazem a certificaçãoda competição Billabong, para verificarem o tamanho da onda queMcNamara surfou ontem.
Em 2010 o surfista aceitou protagonizar o projeto ZON NorthCanyon Show, desenvolvido pela Nazaré Qualifica. Por isso, McNamaraestá novamente em Portugal para surfar, mas também para promover aNazaré, em três documentários, como destino ideal para a prática dedesportos de ondas grandes.
A Praia do Norte gera ondas gigantes graças ao canhão daNazaré, uma formação geológica rara, que consiste num desfiladeirosubmerso que termina a mais de 5 quilómetros de profundidade.
Esta praia é tão especial para o surfista que ele e anamorada, Nicole Macias, uma professora de CiênciasAmbientais, de 29 anos, escolheram o local para se casarem a 22 denovembro do ano passado. “Escolhi a Praia do Norte porque é um dos sítios maisimportantes da minha vida neste momento”, afirmou na altura.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras