Nas Bancas

Joaquim Benite

Joaquim Benite

Victor Freitas

Morreu Joaquim Benite

O encenador tinha 69 anos.

Redação CARAS
5 de dezembro de 2012, 12:35

Joaquim Benite morreu esta madrugada “na sequênciade complicações respiratórias motivadas por uma pneumonia”, anunciou aCompanhia de Teatro de Almada (CTA).
O encenador nasceu em 1943 e deu os primeiros passos como ator com apenas 17anos. Foi depois jornalista e crítico de teatro em publicações como República e Diário de Lisboa e foi chefe de redação nos jornais O Século e O Diário. Fundou o Grupo de Campolide nos anos 70, que transformouem companhia de teatro profissional, passou pelo Teatro da Trindade e na décadaseguinte instalou-se em Almada. Foi aí que, em 1984, criou o Festival deAlmada, que se tornou num dos mais importantes da Europa.
Ao longo da sua carreira recebeu diversas distinções, entre ela a Medalha deOuro de Mérito Cultural do Concelho de Almada, a Medalha de Mérito Cultural doMinistério da Cultura, o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letrasatribuído pelo Governo francês e a comenda da Ordem de Mérito Civil, entreguepelo rei Juan Carlos de Espanha.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras