Nas Bancas

Barack Obama

Barack Obama

Getty Images

Reações à reeleição de Barack Obama

Chefes de Estado e dirigentes políticos de todo o mundo já enviaram mensagens a felicitar o presidente norte-americano.

Lusa
7 de novembro de 2012, 11:44

Obama agradece no Twitter
Barack Obama, apontado como vencedor das Presidenciais dos Estados Unidos, escreveu hoje no Twitter: "Tudo isto é graças a vocês. Obrigado".
Barack Obama afirma no discurso de vitória que "o melhor está para vir"

O Presidente norte-americano reeleito, o democrata Barack Obama, afirmou hoje, no discurso de vitória, que “para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está para vir”.

As palavras de Obama foram proferidas no centro de convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois, perante milhares de apoiantes.

Na mesma intervenção, o democrata saudou o candidato republicano Mitt Romney pela “árdua campanha”, assumindo o compromisso de discutir com o rival político maneiras para “fazer avançar o país para a frente”.
Romney felicita Obama pela vitória
O candidato republicano, Mitt Romney, afirmou hoje que telefonou ao Presidente norte-americano, Barack Obama, para o felicitar pela vitória nas eleições.

As palavras de Romney foram proferidas no Centro de Convenções de Boston, perante apoiantes da sua candidatura.
Cavaco Silva felicita Obama e lembra papel da "significativa comunidade" portuguesa
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, felicitou hoje Barack Obama pela sua reeleição para a presidência dos Estados Unidos, lembrando o "papel da significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes" que reside e trabalha no país.

"Nesta oportunidade, tão simbólica para os Estados Unidos da América, não posso também deixar de sublinhar o papel da significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes que vive e trabalha nos Estados Unidos da América e que constitui um elo fundamental de ligação entre os nossos dois países", pode ler-se na mensagem de Cavaco Silva, publicada no "site" da Presidência da República.

Desejando a Obama "votos do maior sucesso" para o segundo mandato na Casa Branca, Cavaco Silva evocou a participação do reeleito Presidente norte-americano na cimeira da Aliança Atlântica, em Lisboa, em 2010, manifestando-se convicto de que nos próximos anos "os laços históricos de amizade" que unem os dois países se reforçarão e serão encontradas "novas modalidades de cooperação" para reforçar as "já intensas relações bilaterais" entre Lisboa e Washington.
António José Seguro: Vitória de Obama é esperança noutro caminho "para sair da crise"
O secretário-geral do PS, António José Seguro, considerou hoje que a reeleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos representa "um sinal de esperança para todos os que acreditam haver outro caminho para sair da crise".

"A vitória do Presidente Obama é mais um sinal de esperança para todos os que acreditam haver outro caminho para sair da crise. Foi a vitória da tolerância, da inclusão e da paz. Foi a vitória da democracia sobre os mercados. Foi a vitória do crescimento e do emprego. Foi a vitória de quem acredita no progresso, na justiça social e na igualdade", pode ler-se numa mensagem de Seguro publicada no "site" do PS e na rede social Facebook.

António José Seguro disse ainda esperar que da reeleição de Obama "resulte um aprofundamento das históricas relações" entre Lisboa e Washington.
União Europeia felicita Obama e quer reforçar relações
 A União Europeia felicitou hoje Barack Obama pela sua reeleição e desejou que Europa e Estados Unidos "reforcem as suas relações bilaterais" e "enfrentem juntos os desafios globais", nomeadamente em matéria de segurança e economia.

O presidente da UE, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, divulgaram um comunicado conjunto no qual dirigem "calorosas felicitações ao Presidente Obama pela sua reeleição".

"Os Estados Unidos são um parceiro estratégico chave da União Europeia e desejamos continuar a cooperação estreita que estabelecemos com o Presidente Obama nos últimos quatro anos", acrescentam os dois dirigentes no comunicado.
Merkel sauda cooperação entre os dois países "para superar crise"
A chanceler alemã, Angela Merkel, escreveu hoje ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o felicitar pela sua reeleição, saudando a cooperação entre os dois países para superar a crise económica e financeira.

"Felicito-vos calorosamente pela reeleição [...]. Nestes últimos anos, colaborámos estreita e amigavelmente. Estimo particularmente as numerosas discussões [...] em particular para superar a crise económica e financeira mundial", escreveu Merkel.

A chanceler alemã citou também a cooperação sobre o Afeganistão, onde a Alemanha tem o terceiro maior contingente militar a seguir aos Estados Unidos e ao Reino Unido, e os esforços para convencer o Irão a abandonar o programa nuclear.
François Hollande: Reeleição de Obama foi escolha "por uma América aberta e solidária"
O Presidente francês, François Hollande, felicitou hoje Barack Obama pela sua reeleição como Presidente dos Estados Unidos, considerando tratar-se de "uma escolha clara" por "uma América aberta, solidária e plenamente comprometida na cena internacional".

"Dirijo-vos em nome de todos os franceses e em meu nome pessoal as mais calorosas felicitações. É um momento importante para os Estados Unidos, mas também para o mundo", disse Hollande num comunicado divulgado hoje pelo Eliseu.

"A vossa reeleição é uma escolha clara a favor de uma América aberta, solidária e plenamente empenhada na cena internacional e consciente dos desafios do planeta: a paz, a economia e o ambiente", prosseguiu o Presidente francês.
China felicitou Obama pela vitória nas presidenciais
O Presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, enviaram hoje uma mensagem conjunta de felicitações ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela sua reeleição, informou um porta-voz da diplomacia chinesa.

O vice-presidente chinês, Xi Jinping, apontado como o provável sucessor de Hu Jintao, também enviou uma mensagem semelhante ao homólogo norte-americano, Joe Biden, indicou o porta-voz, Hong Lei.

“Numa nova era histórica, desejo que as nossas relações bilaterais baseadas numa cooperação construtiva entrem numa nova fase”, declarou Hu Jintao na mensagem enviada a Obama, segundo a informação divulgada no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
Primeiro-ministro israelita felicitou Obama pela sua reeleição como Presidente
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, felicitou hoje Barack Obama pela sua vitória nas presidenciais norte-americanas, salientando que as relações entre os Estados Unidos e Israel “estão mais fortes do que nunca”.

“O primeiro-ministro felicita o Presidente dos Estados Unidos pela sua vitória nas eleições”, afirma Netanyahu citado em comunicado.

A mesma nota acrescenta que “a aliança estratégica entre Israel e os Estados Unidos está mais forte do que nunca”.
David Cameron felicitou o “amigo” Obama pela vitória nas presidenciais
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, manifestou hoje o seu entusiasmo por poder trabalhar novamente com o seu “amigo” Barack Obama depois da sua reeleição como Presidente dos Estados Unidos.

“Calorosas felicitações para o meu amigo @BarackObama”, escreveu Cameron numa mensagem divulgada no Twitter, acrescentando que espera “continuar a trabalhar em conjunto” com Obama.

Cameron está hoje a visitar um campo de refugiados sírios no norte da Jordânia, junto à fronteira com a Síria, naquela que é a última etapa da sua deslocação ao Médio Oriente.


Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras