Nas Bancas

Jorge Sampaio em família na apresentação da sua biografia

O jornalista do jornal 'Expresso' José Pedro Castanheira escreveu uma biografia sobre o ex-Presidente da República.

Marta Mesquita
5 de novembro de 2012, 13:12

Durante cinco anos, José Pedro Castanheira, jornalista do jornal Expresso, dedicou-se a investigar a vida de Jorge Sam­paio. O resultado é a biografia Jorge Sampaio, Volume I, História de uma Geração.
Foi na Fundação Calouste Gulbenkian, perante uma plateia com várias personalidades do panorama político português, que o biógrafo, Emílio Rui Vilar e António Costa apresentaram este obra que narra, em cerca de 1000 páginas, a vida do antigo Presidente da República até ao ano de 1989. Em quase 40 ca­pítulos, pode ficar-se a conhecer a infância de Jorge Sampaio, os seus anos no liceu, o início da sua vida política, as suas derrotas e vitórias. Contudo, nesta biografia fica-se igualmente a conhecer o lado mais privado do político, nomeadamente a forma como conheceu a mulher, Maria José Ritta, e até como viveu o nascimento dos filhos, Vera, agora com 35 anos, e André, com 32. Conta a própria Maria José Ritta sobre o segundo parto, com sentido de humor: “Lembro-me de a dada altura me estar a queixar com dores e de ele me dizer: ‘Ó Maria José, mas que disparate é esse? Correu tão bem o outro. Já não sabes como é? Mas que é isto agora?’ Eu, claro, respondi-lhe logo: Mas queres trocar de lu­gares? Eu vou para aí ler os jornais e tu vens para aqui aguentar as contrações...”
Depois da apresentação do livro e da sessão de autógrafos, o biografado declarou à CARAS: “Confesso que sinto algum orgulho. Com esta biografia, espero que as pessoas possam ver o que foi bom, menos bom, certo e errado na minha vida. Ao longo de todo o meu percurso, procurei sempre ter uma linha de coerência cívica, de valores fundamentais, repu­blicanos e democráticos. Acho que os portugueses ficarão a conhecer várias páginas da minha vida, mas penso que no geral todos eles já me conhecem bem.”
O segundo volume da biogra­fia ainda não tem data de publicação.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras