Nas Bancas

Emerson Fittipaldi: “A Rossana e os nossos filhos são uma bênção”

“Tenho uma idade avançada, mas uma cabeça muito jovem. A Rossana é jovem, mas tem um espírito velho!” (Emerson Fittipaldi)

Inês Mestre
20 de outubro de 2012, 10:00

Emerson Fittipaldi é uma das grandes lendasdo automobilismo. O piloto brasileiro comemora 40 anos do seu primeiro títulocomo campeão de Fórmula 1, conquistado em 1972. Dois anos depois repetia aproeza e a seguir a estes somava muitos outros prémios, títulos e distinções.
Para comemorar a sua carreira, a TW Steel, em conjunto com Fittipaldi, criou umrelógio que foi apresentado em Lisboa numa festa que serviu também paraassinalar as quatro décadas de sucesso do piloto, de 65 anos, que veio aPortugal com a mulher, Rossana Fanucchi Fittipaldi, de 34.
Em casa ficaram os dois filhos do casal, Emerson, de cinco anos, e Vittoria,de 21 meses, pelo que esta visita ao nosso país serviu também para Fittipaldi ea mulher namorarem um pouco. Além de Emerson e Vittoria, Fittipaldi tem maiscinco filhos: Juliana, de 38 anos, Jayson, de 36, Tatiana,de 32, Joana, de 24, e Luca, de 22.
Vai estar pouco tempo em Portugal...
Emerson Fittipaldi – Mas é sempre um prazer estar aqui e tenho muitosamigos portugueses. Gosto muito da hospitalidade portuguesa, da história, dacultura, a co­mida é ótima... É ótimo estarmos aqui.
Está a comemorar 40 anos de carreira...
– O que é muito especial. Mas passou muito rápido, parece que foi ontem!
Tem saudades desses tempos?
– Sim, os anos 60 e 70 foram uma época de transformação, de impacto dos jovensno mundo. Foi uma boa época. Mas há uma frase de que gosto muito e que diz: ‘Opassado é história, o futuro é um mistério, mas o dia de hoje é uma dádiva, porisso se chama presente’. E acho que o importante é aproveitarmos o presente. Eo homem é como uma bicicleta, se parar, cai. Podemos abrandar, mas não podemoscair. E agora eu tenho a bênção de ter dois filhos pequenos, sou avô setevezes... Ainda tenho muita coisa para fazer!
Como é ter duas crianças pequeninas?
– Nunca ‘curti’ tanto ter filhos como agora! Os filhos são um presente de Deus.Quando tive os meus primeiros filhos era muito jovem, não tinha a experiênciade vida que tenho hoje e não conseguia passar para eles tudo o que aprendi.Hoje respeito muito mais a constituição de uma família, porque é umainstituição sagrada de Deus. Quando se é muito jovem não se tem essa perceção,e agora eu tenho. Para mim, a família e as crianças são sagradas.
Como é a sua relação com a Rossana?
– Foi outra bênção de Deus. Conheci a Rossana há quase 12 anos porquefrequentávamos o mesmo ginásio. Ninguém nos apresentou, foi uma coincidênciatermo-nos conhecido, mas o avô dela também tinha sido piloto e foi um dosprimeiros a pilotar um Porsche no Brasil. E ela nem gostava do automobilismo!
Como gerem a vossa diferença de idades?
– Eu tenho uma idade avançada, mas uma cabeça muito jovem. E ela é muito jovem,mas com um espírito velho! Então, encontramo-nos no lugar certo!
Tem uma família grande. Consegue juntar todos os filhos e netos?
– Todos os meus outros filhos vivem nos Estados Unidos e por isso é muitodifícil, mas visito-os de vez em quando e eles gostam muito do Brasil e vão lápassar férias.
Dois dos seus netos também já correm. Sente-se feliz por passar essapaixão?
– Sim, o Pietro, que corre na Nascar, e o irmão, Enzo. Tenhomuito orgulho, mas dei-lhes um conselho: se gostam, então têm de se dedicar elevar o automobilismo a sério. Eu dei a oportunidade aos meus filhos, mas elesnão gostaram. Mas os meus netos adoram. Vêm mais dois a caminho e pode ser queeles também gostem!
Ainda corre nas pistas?
– Estou muito envolvido no mundo do automobilismo, é a minha paixão. Mas,apesar de, hoje em dia fazer mais demonstrações, ainda não me retirei comopiloto.
E hoje conduz de outra maneira nas pistas?
– Se estiver numa pista segura, a treinar, ou a testar um carro, quero acelerarcomo antes. Com a idade e experiência tomamos outras decisões, mas quando estouna pista gosto de experimentar a sensação de pilotar um carro rápido. É umasensação fantástica!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras