Nas Bancas

Manoel de Oliveira estreia novo filme com Claudia Cardinale

Claudia Cardinale, Leonor Silveira e Ricardo Trêpa estiveram ao lado de Manoel de Oliveira na pré-estreia de 'O Gebo e a Sombra' na Capital Europeia da Cultura.

Joana Brandão
27 de setembro de 2012, 17:58

O novo filme do realizador foi apresentado, em pré-estreia, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, numa ação integrada na Capital Europeia da Cultura e que contou com a presença de Manoel de Oliveira e dos atores Claudia Cardinale, Leonor Silveira e Ricardo Trêpa. "Agradeço imenso por terem a coragem de ver este filme", disse Manoel de Oliveira que foi aplaudido de pé por todos.
Sorridente, a diva do cinema europeu, que se estreou aos 74 anos a trabalhar com o realizador português, afirmou: "É uma honra trabalhar com o Manoel de Oliveira e com estes atores. O filme foi feito em pouco tempo porque o Manoel tem uma energia extraordinária. Já estreou em Veneza e foi um triunfo." Em O Gebo e a Sombra, Claudia Cardinale dá vida a Doroteia, uma mulher que descreve com sendo "triste".
Atriz de eleição de Manoel de Oliveira, com quem se estreou em 1988, Leonor Silveira aproveitou os minutos em palco para homenagear o seu mestre. À CARAS, a atriz contou que "como artista e amigo ele merece todas as homenagens. É uma honra e uma dádiva poder fazer um flme com ele". Sobre as filmagens de O Gebo e a Sombra, afirmou: "Foi extraordinário fazer este filme. Ver o Manoel a trabalhar é fantástico e ele trata-nos como família, é muito agradável. Temos todos uma grande interação artística e criamos uma simbiose muito especial".
O Gebo e a Sombra
resulta da adaptação da peça de teatro de Raul Brandão e conquistou o Festival de Cinema de Veneza, onde foi apresentado no início deste mês. Michael Lonsdale, Jeanne Moreau e Luís Miguel Cintra também participam nesta longa-metragem que tem estreia marcada em Portugal a 11 de outubro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras