Nas Bancas

Cesária Évora

Cesária Évora

Mário Galiano

Nome de Cesária Évora atribuído a duas ruas em França

A homenagem à cantora cabo-verdiana é feita em Saint-Denis e Colombe.

Divulgação
26 de setembro de 2012, 11:40

A diva dos pés descalços é a segunda personalidade cabo-verdiana a ser homenageada com o seu nome numa rua em Saint-Denis, tal como, Amilcar Cabral, um dos grandes líderes africanos.
A Rua Cesária Évora exprime a vontade do município e dos habitantes de Saint-Denis em valorizar as mulheres que lutaram pelos direitos humanos. A rua situa-se no bairro Gare Confluences e vem juntar-se a nomes ilustres como os de Miriam Makeba, Rosa Park, Fátima Bledhar e Simone Bernier, aos quais foi igualmente reservado um espaço público.
Cesária Evóra já havia expressado a sua alegria face à  existência da Avenue Amilcar Cabral em França. Assim, durante uma visita a Saint-Denis, em julho de 2011, manifestou o seu desejo em associar a sua imagem e pessoa às diversas acções de promoção da cultura de Cabo Verde que decorrem nesta cidade, desde há muitos anos.
Neste caso, a rua Cesária Évora para além de uma homenagem à diva, demonstra a forte relação que existe entre Cabo Verde e a cidade de Saint-Denis, onde existe uma grande comunidade de  cabo-verdianos e franceses de origem cabo-verdiana, que ali vivem há décadas.
Recorde-se que a cantora morreu, aos 70 anos, a 17 de dezembro de 2011. 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras