Nas Bancas

1.jpg

D.R.

‘Livro’, de José Luís Peixoto, selecionado para prémio francês

A obra, recentemente publicada em França, é um dos onze nomeados da primeira seleção do Prémio Femina. José Luís Peixoto assegura a presença portuguesa nesta seleção, a par de António Lobo Antunes.

Divulgação
24 de setembro de 2012, 18:53

Sobre Livro:
Livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Livro foi editado pela Quetzal, em Portugal, em setembro de 2010. Entretanto foi publicado no Brasil (Companhia das Letras), Espanha (El Aleph Editores) e França (Grasset). Está prevista a publicação em 2013 em Itália, pela Einaudi, estando os seus direitos vendidos para vários outros idiomas.
Sobre o Prix Femina:
O Prix Femina foi criado em 1904 em França, pelas colaboradoras da revista Vie Heureuse (atualmente Femina), com o objetivo de concorrer diretamente com o Prémio Goncourt, que raramente distinguia mulheres. O júri do Prix Femina é composto exclusivamente por mulheres. Trata-se de um dos prémios mais importantes de França – e o maior com dimensão internacional, uma vez que o Goncourt só distingue literatura francesa. Em 1985, o Femina passou a ter uma categoria para romances traduzidos e publicados em França. O único português distinguido com o Femina foi Vergílio Ferreira, em 1990, com Manhã Submersa.
Uma lista mais reduzida de selecionados será anunciada a 8 de outubro e o vencedor será anunciado a 19 do mesmo mês.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras