Nas Bancas

Adriano Moreira celebra 90 anos ao lado de familiares e admiradores

José Ribeiro e Castro, Narana Coissoró e Viriato de Soromenho Marques organizaram um jantar com cerca de 400 convidados para homenagear o professor universitário.

Marta Mesquita
15 de setembro de 2012, 18:00

No dia 6 de setembro, Adriano Moreira celebrou 90 anos na companhia da mulher, Mónica, dos seis filhos, e dos 13 netos. No dia seguinte, o professor, estadista e politólogo comemorou esta data tão simbólica num jantar no restaurante Espaço Tejo, em Lisboa, que contou com a presença de várias personalidades nacionais.
Ministro do Ultramar durante o regime salazarista e ex-presidente do CDS/PP, o professor universitário tem a estima e admiração de figuras de todos os quadrantes políticos, como Mário Soares. “O professor Adriano Moreira é um amigo e simpatizo com ele. Conheço-o há muitos anos e tenho acompanhado o seu percurso. Nos últimos anos aproximámo-nos muito, gosto bastante dele e, havendo uma homenagem, quis cá estar. Mesmo sendo de famílias políticas diferentes, somos amigos. Hoje, temos vários pontos de vista em comum, mas anteriormente não, pois sempre fui antissalazarista. O professor é um democrata cristão e acredita que é necessário proteger os desfavorecidos, a igualdade e o Estado Social. E eu, não sendo católico nem cristão, considero também que é necessário manter o Estado Social, que está a ser destruído”, explicou o antigo Presidente da República.
Se são publicamente reconhecidas as qualidades de Adriano Moreira como homem público, a sua faceta de homem de família dedicado e sempre presente foi destacada pela sua filha Isabel, que é deputada: “O meu pai é o homem da minha vida. Tem estado sempre lá e sei que me ama profundamente, como eu a ele. Ele ama as pessoas pelo que elas são realmente. Temos uma relação muito próxima e sei que hoje não estaria de pé se não fosse o meu pai.”
Momentos antes de entrar no restaurante e de ser ovacionado de pé por todos os convidados, o aniversariante, visivelmente feliz, declarou à imprensa: “Foi uma homenagem inesperada, que me deixa emocionado e muito agradecido.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras