Nas Bancas

Estátua inspirada em Carla Bruni causa polémica em França

A escultura que visa homenagear as operárias italianas vai ser inaugurada no final de setembro, mas desde fevereiro que é razão de controvérsia.

Redação CARAS
13 de agosto de 2012, 17:25

A estátua em bronze, de dois metros de altura inspirada em Carla Bruni e que visa homenagear as mulheres italianas que emigraram para França, já está pronta a ser inaugurada. A escultura, que vai adornar Nogent-sur-Marne, um município localizado na periferia de Paris, está finalizada desde maio, mas a sua inauguração foi adiada devido a diversas polémicas.
A iniciativa foi impulsionada em fevereiro - antes das eleições legislativas - pelo presidente da Câmara Municipal de Nogent-sur-Marne, Jacques Martin, amigo íntimo de Nicolas Sarkozy, na altura ainda presidente de França. A decisão de eleger a então primeira-dama para a “cara” da estátua colocou em pé de guerra o governo e a oposição.
Segundo o deputado socialista, William Geib, esta estátua “é triste para as mulheres que fizeram este trabalho [operário]” porque, argumenta o mesmo, Carla Bruni vem de uma família aristocrática e “deve ter visto mais penas nas avestruzes e nos desfiles de moda que nas fábricas”.
Em sua defesa, Jacques Martin, explicou que a escolha da ex-modelo para rosto da estátua, que tem o valor de 82 mil euros – assumidos pela construtora Cogedim -  teve a ver com as origens italianas da ex-primeira-dama e por esta ter um “rosto bonito” acrescentando que, toda a polémica em redor da estátua é própria do período eleitoral.
Por pressão da oposição ou pelo facto de o marido de Carla Bruni ter perdido as eleições, a verdade é que o presidente da Câmara de Nogent-sur-Marne adiou a inauguração da escultura para o final de setembro, e esta será feita numa cerimónia discreta sem a presença da modelo que lhe serviu de inspiração.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras