Nas Bancas

Manoel Oliveira já está em casa

Internado há uma semana com problemas respiratórios, o mais antigo realizador do mundo saiu hoje do Centro Hospitalar Gaia/Espinho na companhia dos filhos.

Joana Brandão
20 de julho de 2012, 19:09

Uma semana depois de ter dado entrada no Centro Hospitalar Gaia/Espinho, Manoel de Oliveira teve alta esta sexta-feira, pelas 15h00. Acompanhado pelos filhos, José Manuel e Adelaide, o cineasta abandonou o hospital numa cadeira de rodas e visivelmente cansado. "O internamento correu bem. Manoel de Oliveira está bem, clinicamente estável. Agora vai para recuperar em casa. Não terá de ter qualquer cuidado especial, para além dos normais numa pessoa de 103 anos, mas terá de fazer alguma fisioterapia", explicou Vasco da Gama Ribeiro, diretor da Unidade de Cardiologia.
Sobre o regresso ao trabalho do mais antigo realizador do mundo, o especialista afirmou que Manoel de Oliveira ainda não está em condições de voltar a filmar. "Agora ele tem de descansar, fazer umas férias. Mas quem sabe daqui a uns tempos ele volte a trabalhar", explica, reafirmando que o estado do cineasta é "clinicamente bom".

Durante a semana a CARAS acompanhou a evolução do estado de saúde de Manoel de Oliveira. Tal como relatado nos comunicados do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, o realizador foi "um bom paciente, muito simpático embora ansioso por voltar a trabalhar", recorda Vasco da Gama Ribeiro.

Já em casa, Manoel de Oliveira, de 103 anos, reencontrou a mulher e companheira de toda a vida, Maria Isabel, de 94, com quem se casou em dezembro de 1940 e de quem teve quatro fillhos: Manuel Casimiro, José Manuel, Isabel Maria e Adelaide.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras