Nas Bancas

Vasco Graça Moura homenageado

O Presidente da República deslocou-se ao Porto para participar nesta homenagem a nível oficial, mas também como amigo de longa data do escritor.

Redação CARAS
24 de junho de 2012, 16:00

Nascido na Foz do Dourohá 70 anos e com “o Porto na mas­sa do sangue”, Vasco Graça Moura levantouo seu primeiro livro da tipografia há 50 anos, sendo essa, como diz, a suaidade “no registo civil da República das Letras”. Naturalmente, foi noPorto que este meio século de atividade literária foi assinalado, com um jantarorganizado pela Cooperativa Árvore na Fundação Cupertino de Miranda. Umahomenagem que contou com a presença de muitos nomes destacados da vidaportuguesa, nomeadamente do Pre­sidente da República que, no seu discurso,enalteceu as qualidades deste seu amigo de longa data. “Felizmente, não vimaqui apenas a título privado, para reiterar o meu respeito e admiração pelapessoa e obra de Vasco Graça Moura. Vim também para lhe testemunharpublicamente o reconhecimento dos portugueses, por tudo quanto ele tem feitopela nossa cultura e língua, em suma, pelo nosso país”, afirmou AníbalCavaco Silva, adiantando: “A sua obra tem desde há muito um lugar cativona literatura portuguesa”.
O advogado Miguel Veiga também usou da palavra para elogiar o seu amigoe conterrâneo: “Confesso-me devoto admirador dos prodigiosos e inumeráveistalentos do Vasco e da sua rara e poderosa criatividade. Eis uma pessoa que nãocessa de me surpreender e fascinar, que não me canso de admirar e, vai daí, desaudavelmente invejar.
Poeta, romancista, ensaísta, tradutor, advogado, político, gestor cultural,colunista e autor de letras para fados, Vasco Graça Moura agradeceu as palavrasque lhe foram dirigidas, afirmando: “O meu prazo de validade pode muito bemir para além do meu meio século de vida literária, mas seria demasiado ingénuose não compreendesse e aceitasse que o tempo passa por mim.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras