Nas Bancas

Miguel Portas recordado por familiares e amigos

Cumprindo a vontade do eurodeputado, a família e os amigos reuniram-se este domingo no jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa, numa sessão evocativa marcada pela emoção.

Inês Neves
30 de abril de 2012, 01:41
  • Família e amigos juntaram-se, este domingo, numa sessão evocativa a Miguel Portas, no jardim de inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa. Foi o próprio eurodeputado quem pensou esta cerimónia antes de morrer numa nota intitulada ‘Para o caso de isto correr mal…’

  • Entre as intervenções dos amigos houve alguns momentos musicais e um vídeo lembrando a sua história no Bloco de Esquerda. Para o fim, ficaram os testemunhos da família. O seu irmão, Paulo Portas, não conseguiu conter as lágrimas num discurso emotivo onde lembrou a “honestidade radical” de quem viveu e morreu como “um combatente”, mas sempre com “suavidade e elegância”, com um “admirável sorriso” que não largou “até ao último momento”. Evocou ainda a “irredutível amizade” que os unia: “Ambos dávamos ao outro não o preconceito sobre o que o outro pensava, mas o benefício da dúvida sobre o que o outro queria. Adorávamo-nos para além de todas as diferenças, eu diria até um pouco mais, adorávamo-nos também por causa das nossas diferenças (…) O que explica a nossa irredutível amizade é uma palavra chamada respeito. Respeito não como veneração formal mas como capacidade de renunciar a alguma coisa de nós próprios para conservarmos o essencial do outro e o essencial e do que o outro significa para nós.” Os filhos, Frederico e André, de 15 e 18 anos, recordaram o pai como um exemplo a seguir. Frederico lembrou o seu “herói” pessoal, que “tornava utopias em realidade”. André, lembrou as ausências do pai que faziam as presenças ainda mais significativas: "Em 1999 disse a uma revista ‘sou mau pai, mas hei de ser bom'. Remediou-se", disse, arrancando alguns sorrisos da plateia.
     

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras