Cristiano Ronaldo é, em
termos mediáticos, o jogador mais valioso do futebol mundial da atualidade. De
acordo com um estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School que analisa
e compara o valor do craque português e de Lionel
Messi, do ponto de vista do marketing,
o potencial de mercado do jogador do Real Madrid está avaliado em 40 milhões de
euros/ano, contra os 37 milhões/ano do argentino. Receitas publicitárias, projeção
mediática, exposição na Web e palmarés são, apenas, algumas das dimensões avaliadas.
O número 7 dos merengues leva a melhor sobre Messi, desde logo, no campo da
Internet: Ronaldo tem mais fãs no Facebook
(42 milhões contra os 34 milhões do argentino), soma 139 milhões de
pesquisas no Google (mais 80 milhões do que “La Pulga”), 212 mil vídeos
alojados no Youtube e oito milhões de seguidores no Twitter. O potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é, de igual
modo, sustentado na projeção social. O português é referenciado em 205 livros
da Amazon (Messi apenas em 85) e em 2.157 artigos científicos (o argentino em
1.608). No ranking de celebridades da
revista Forbes, o capitão da Seleção
Nacional figura na 43.ª posição, enquanto que Messi surge no 62.º lugar.
Neste taco-a-taco, realce também para o facto de Ronaldo levar a melhor sobre o
rival da Catalunha no que toca ao vencimento. O salário anual do português – 13
milhões de euros – supera em cerca de um milhão o de Messi. De acordo com o
estudo, o número 10 dos blaugrana bate o craque português em três variáveis:
receitas globais, palmarés e exposição mediática. Os direitos de imagem
proporcionam, anualmente, 21 milhões de euros a Messi. Cristiano Ronaldo
fica-se pelos 15 milhões. Desta forma, e apesar de auferir um salário mais
baixo, o argentino é capaz de gerar mais receitas. Com 18 títulos coletivos
conquistados – contra 10 do avançado português – e três distinções para a Bola
de Ouro da FIFA (2009, 2010 e 2011), contra apenas uma do português (2008), “La
Pulga” supera Ronaldo em termos de sucesso desportivo.
Imagem de Cristiano Ronaldo vale mais do que a de Lionel Messi
Segundo um estudo realizado pelo IPAM, o português vale 40 milhões de euros em termos mediáticos contra os 37 milhões do argentino. Ambos superam valores de Mourinho e Guardiola.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites