Nas Bancas

Sofia carvalho: “A autoestima tem de ser alimentada, mimada”

A diretora da SIC Mulher foi eleita pelos leitores da CARAS a mulher portuguesa mais elegante de 2011.

Cristiana Rodrigues
24 de março de 2012, 12:58

"Foi uma surpresa. Sinto-me sempre lisonjeada quando me nomeiam e não estava nada à espera de ganhar. Pelo que sei, é a primeira vez que ganha uma loura e isso tem a sua piada”, disse Sofia Carvalho durante o jantar que reuniu algumas das mulheres que integraram a lista de candidatas a mais elegantes de 2011 e que decorreu no restaurante MoMo, no Casino Lisboa. Para a diretora da SIC Mulher, para quem este foi também um presente de aniversário antecipado [Sofia fez 42 anos no dia 8 e o jantar foi na véspera], estas distinções não interferem com o seu dia-a-dia, mas ser-se reconhecida pela elegância é, admite, um estímulo à autoestima. “Sim, a autoestima tem de ser trabalhada todos os dias, alimentada, mimada, acarinhada e por isso tenho de agradecer aos leitores da CARAS que votaram em mim.” Sofia Carvalho defende que ser-se elegante não implica, de todo, gastar muito dinheiro em roupa ou usar tudo a condizer: “É, acima de tudo, saber estar, saber ser, saber encarar a vida com naturalidade. A discrição é um dos pontos fortes da elegância. É muito mais do que um estado de espírito.” Claro que, como diz, há dias em que se sente mais bonita: “A preocupação em estar bem existe diariamente, mas de uma forma natural, não forçada. Todos temos dias em que nos sentimos melhor e outros menos bem, mas o desleixe não pode imperar!” Já as filhas, Constança, de 13 anos, e Carolina, de 11, acham que a mãe está sempre irrepreensível e depois de saberem desta vitória ficaram “muito contentes”, como contou Sofia. “Para elas eu estou sempre bem. Sou a melhor mãe, a mulher mais elegante, a mais bonita...” O marido, José Caldeira, também costuma elogiá-la e por vezes acompanha Sofia às compras. Mas esse é um programa que pode tornar-se mais aliciante na companhia de uma amiga, confessa Sofia: “Quando vamos às compras com uma amiga que nos conhece muito bem e que ainda por cima tem um sentido de estética apurado é uma ajuda preciosa.”

A diretora da SIC Mulher elege Grace Kelly, a atriz que se tornou princesa ao casar-se com Rainier do Mónaco, como o maior exemplo de elegância e considera deselegante a atitude de “desrespeitar os outros.” Neste encontro, que durou até de madrugada, ainda ficámos a saber que Sofia Carvalho – que escolheu para a ocasião um vestido verde comprido que lhe deixava um ombro a descoberto, da marca BCBG – lida bem com a sua imagem. Questionada sobre se se submeteria a uma cirurgia estética, revela: “Lido bem com o que a natureza me deu. Acima de tudo as pessoas devem sentir-se bem. Sou a favor das cirurgias estéticas quando de facto se justificam. Devem ser feitas por bons profissionais e dentro do bom senso e razoabilidade. É importante perceber quando parar.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras