Nas Bancas

Antoni Tàpies

Antoni Tàpies

Reuters

Morreu Antoni Tàpies

O pintor catalão morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, em Barcelona.

Redação CARAS
7 de fevereiro de 2012, 12:42

Nascido em Barcelona, em 1923, foi naquela cidade espanhola que Antoni Tàpies i Puig morreu esta segunda-feira, dia 6, aos 88 anos, de doença não revelada.
O pintor começou por estudar Direito, mas abandonou o curso e foi para Paris para se dedicar ao desenho e à pintura e foi aí que, em 1956, realizou a sua primeira exposição individual. Recebeu das mãos de Salvador Dalí o Prémio da República da Colômbia na Bienal Hispanoamérica de Barcelona.
O artista, considerado um dos mais importantes do século XX, foi distinguido com vários e importantes prémios entre os quais a Medalha de Ouro da Generalidade da Catalunha, em 1983, e o Prémio Príncipes das Astúrias das Artes, em 1990. Foi ainda nomeado Marquês de Tàpies em 2010 pelo seu contributo às artes plásticas.
Simpatizante da causa catalã acabou por ir para a prisão por breves períodos no final dos anos 60 e 70 por apoiar alguns movimentos de protesto ao franquismo.
A obra de Tàpies tem estado exposta em todo o mundo, nos principais museus de arte moderna e a sua morte é considerada pela galerista espanhola Elvira González, representante do pintor em Madrid, uma grande perda. "Além de um grande artista era um pensador e um intelectual. Ele serviu como um farol muito importante para a arte contemporânea espanhola. É uma perda", disse ao canal RTVE.
A família do artista quer que as cerimónias fúnebres sejam fechadas ao público, mas mais tarde será realizada uma homenagem pública ao pintor e que terá lugar na sede da Fundação Antoni Tàpies, inaugurada em 1990 em Barcelona, e destinada a divulgar a arte contemporânea.
Clique aqui para aceder ao site da Fundação Antoni Tàpies

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras