Nas Bancas

Oceana Basílio: “Sou uma mulher ousada na minha intimidade”

A atriz aproveitou uma pausa nas gravações da novela ‘Rosa Fogo’ para fazer umas compras na loja Intimissimi, ocasião em que falou da sua relação com Abel Xavier.

Andreia Cardinali
31 de dezembro de 2011, 10:26

Aos 32 anos, Oceana Basílio atravessa uma das melhores fases da sua vida. A nível profissional, a sua carreira soma sucessos e sente-se muito realizada com o seu papel na novela da SIC, Rosa Fogo; a nível pessoal, não poderia estar mais feliz, já que vive há quase um ano uma relação serena e apaixonada com o ex-jogador de futebol Abel Xavier. Uma felicidade que partilha com a pessoa mais importante da sua vida, a filha, Francisca, de sete anos. Foi sobre a sua relação com Francisca e Abel e ainda sobre a forma como vive a época natalícia que a CARAS conversou com a atriz uns dias antes do Natal, num final de tarde em que esteve às compras numa loja de lingerie Intimissimi na Baixa lisboeta.
– Como vai ser o seu Natal?
Oceana Basílio – Em família, como sempre. Só ligo ao Natal pela reunião familiar... E gosto de aproveitar esta época para refletir no que se passou nesse ano. A verdade é que ligo mais à passagem de ano do que ao Natal.
– A Francisca passa esta data consigo?
Costumamos fazer um ano comigo, outro com o pai. E este é o meu ano.
– Presumo que nos anos em que ela não está consigo a quadra se torne menos significativa...
É realmente uma data que não me diz muito. Gosto do Natal pela magia, pelas histórias, cores e enfeites. O lado consumista e religioso não faz, para mim, qualquer sentido.
– E o Abel, fará parte dessa reunião familiar?
Ainda não decidimos. E muito provavelmente vou estar a trabalhar nesse dia.
– Estão quase a fazer um ano de namoro. Como têm conseguido gerir a distância, uma vez que o Abel passa algum tempo nos EUA e no Dubai?
O Abel consegue estar presente de outras formas e, felizmente, tem vindo cá muitas vezes. Ele faz-me imensas surpresas [risos]. Nesta fase, o Abel tem abdicado mais das coisas dele para estar comigo, e isso é ótimo. É claro que relações à distância durante anos se tornam muito difíceis, pois quando se gosta de alguém gosta-se também da sua companhia e daquilo que se constrói em conjunto. Quando temos um relacionamento, é porque queremos estar com essa pessoa, e para mim é muito importante estar presente.
– Isso quer dizer que a distância vai deixar de existir?
Vamos vivendo um dia de cada vez. Vamos conciliando as coisas e para já tem corrido bem assim.
– E quais são os planos futuros a dois?
Pensamos ter uma casa em comum, para que possamos estar mais tempo juntos e em família.
– Com as gravações de Rosa Fogo tem tido tempo para si?
Muito pouco, a verdade é que o tempo que tenho livre tem sido para a Francisca e para o Abel.
– E a Francisca nunca cobra as suas ausências?
Já começa a cobrar mais. À medida que vai crescendo, a Francisca sente mais as ausências, mas compreende. E eu também tento sempre compensá-la. Ela é a minha prioridade.
– Mudando um pouco de assunto, sempre foi uma mulher atenta à imagem ou só depois de começar a trabalhar em televisão é que isso passou a ser importante?
[Risos] Na verdade, nunca tive muito cuidado, e continuo assim, mas já me preocupo mais. Não tanto pela imagem, mas pela agilidade e saúde, começo a ter mais cuidados. Gostava de continuar a fazer o que faço hoje daqui a 20 anos.
– E como é a sua relação com a lingerie?
Gosto muito de lingerie.
– É uma mulher ousada?
Sou uma mulher ousada na minha intimidade. Quando estamos com as pessoas de que mais gostamos, somos sempre mais expansivos e descontraídos.
– E romântica?
Gosto de atos e momentos ro­mânticos, mas não posso dizer que seja uma romântica por natureza.
– Quando entrou nos 30, sentiu que se tornou uma mulher diferente?
Sinto que estou mais madura. Quando cheguei aos 30 percebi que as minhas ideias já eram válidas. Antes, sentia-me mais miúda, achava que não teria capacidade para fazer coisas, como escrever uma peça, por exemplo. E a partir dos 30 senti que já conseguia.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras