Nas Bancas

Ao lado da família, Sónia Brazão conta a sua história de coragem: “Não desisto”

A atriz apresentou o seu livro ‘Não Desisto’ no Jardim de Inverno do S. Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

Marta Mesquita
4 de dezembro de 2011, 17:22

No passado dia 3 de junho, a vida de Sónia Brazão mudou dramaticamente, quando foi vítima de uma explosão na sua própria casa que lhe deixou queimaduras de segundo e terceiro graus em 90 por cento do corpo. Depois de várias semanas a recuperar na Unidade de Queimados do Hospital de São José, a atriz regressou a casa, onde tem continuado a sua convalescença. Considerada por muitos – inclusive pela equipa médica que a tem acompanhado – uma mulher de coragem, Sónia aceitou o convite da editora Livros d’Hoje e escreveu Não Desisto, um livro em que conta como viveu estes últimos meses da sua vida.
“Encarei este desafio de escrever como uma partilha. Só quem esteve naquela unidade percebe como é que se vive cada pequena vitória, como, por exemplo, ir à casa de banho ou mexer um dedo. Sempre dei certas coisas como adquiridas, por isso, quando me disseram que teria de reaprender a andar, só pensei: ‘Está tudo maluco. Eu sei andar!’ Agora valorizo muito mais todas estas coisas que são tão naturais para a maior parte de nós”, explicou a atriz.
Acreditando que vai recuperar totalmente, Sónia não teve receio em partilhar algumas fragilidades que também fazem parte deste processo de cura: “O meu ego está frágil, mas no dia-a-dia sou bastante prática e como não é nada visível, saio bem à rua. É difícil despir-me no ginásio, sinto os olhares curiosos das pessoas que estão lá, mas eu também olharia. Acredito que vou ficar bem.”
A apoiar Sónia durante esta apresentação – como ao longo de todo este processo – estiveram a mãe, Nelsa Fonseca, e o irmão, Luís Filipe. Visivelmente emocionada com todas as pequenas grandes vitórias que a filha tem alcançado, Nelsa partilhou: “Estou muito orgulhosa da minha filha. Estarei sempre ao seu lado.”
Parte das receitas deste livro re­verte para a Unidade de Queimados do Hospital de São José.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras