Nas Bancas

A fadista Mariza em palco

A fadista Mariza em palco

Reuters

Fado eleito Património Imaterial da Humanidade

A decisão foi hoje tomada durante o VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Redação CARAS
27 de novembro de 2011, 13:02

O Fado foi hojereconhecido como Património Imaterial da Humanidade pela Organização da ONU paraa Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), durante o VI Comité Intergovernamentalque decorreu em Bali.
A ideia de candidatar o fado a Património Imaterial da Humanidade surgiudurante o mandato do antigo presidente da Câmara de Lisboa Pedro Santana Lopes. Na altura, os fadistas Mariza e Carlos do Carmoforam eleitos embaixadores da candidatura, que só foi aprovada por unanimidadea 12 de maio de 2010 e exposta em Assembleia Municipal no dia 1 de junho domesmo ano. A 28 de junho a candidatura era apresentada ao Presidente da RepúblicaAníbal Cavaco Silva e dois mesesdepois dava entrada na sede da UNESCO, em Paris.
Hoje, e depois de quase dois dias para se chegar um consenso, o Fado foireconhecido como Património Imaterial da Humanidade e a candidatura portuguesadescrita como “exemplar pelos peritos daUNESCO”, de países como Espanha ou Paraguai.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras