Nas Bancas

Catarina Sousa

Catarina Sousa

Diogo Soutello

A escolha de... Catarina Sousa

Era muito pequena quando descobriu que a água era o seu 'habitat' natural. Praticou natação até descobrir o 'bodyboard', modalidade que ensina e na qual compete com grande sucesso.

Joana Carreira
28 de agosto de 2011, 19:48

Várias vezes campeã nacional de bodyboard e a primeira mulher a vencer uma etapa do circuito mundial da modalidade, Catarina Sousa, de 34 anos, participa no Sintra Portugal Pro desde a sua primeira edição, em 95, ano em que começou a praticar este desporto, tinha então 18 anos. Catarina, que mede 1,50m, teve de enfrentar obstáculos como o facto de na altura as pranchas serem grandes demais para ela, o que a levou a adotar como lema de vida a frase "nunca desistir".
Licenciada em Educação Física e mestranda em Treino de Jovens, a atleta disputará uma vez mais o Sintra Portugal Pro, de 22 a 28 de agosto, decidida a repetir a proeza que conseguiu em 2009: um lugar no pódio. Paralelamente à competição, esta apaixonada pelo mar dá aulas de bodyboard feminino na Boogie Chicks (www.boogiechicks.com).

O Livro
"Nunca Desistas dos teus sonhos"
Este livro de Augusto Cury [médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura psiquiátrica brasileiro] ensinou-me como é importante lutar por aquilo que quero, mesmo que aos olhos do mundo tudo seja uma loucura. Gostei também imenso de Ilha das Tréguas, de José Rodrigues dos Santos, e da forma como o autor relatou a história do povo timorense. Um livro que me cativou todas as noites até à última página.

O Evento
Sintra Portugal Pró
Participo nele desde o início (1995), altura em que comecei a praticar bodyboard. Sempre idealizei chegar ao pódio neste campeonato e, finalmente, em 2009, o meu sonho realizou-se. Além de ter conquistado tal feito, fui ainda a primeira mulher portuguesa a vencer uma etapa do Circuito Mundial. Um marco que ficará para a história nacional.

O Filme
"A Vida é Bela"
Foi um filme que me marcou muito, não só pela história trágica, mas pela forma positiva como o autor nos mostra ser possível dar a volta à vida em momentos adversos. Outro filme que não me canso de ver é o Música no Coração. Desde pequena que o vejo e o relembro todos os Natais.

O Restaurante
Restô
O Restô, no Chapitô, em Lisboa, tem uma vista fantástica sobre o rio Tejo e uma cozinha excecional.

O Concerto
U2
O concerto que os U2 deram em Alvalade em 1993, no âmbito da Zoo TV Tour, foi sem dúvida dos melhores concertos de toda a minha vida.

A Viagem
Havai
O meu destino de eleição. Já tive a oportunidade de conhecer imensos paraísos, mas o Havai, nomeadamente o North Shore, é especial para mim. Já lá fui nove vezes e não me canso daquela paisagem. Um lugar simplesmente fantástico, com altas ondas e ambiente super descontraído. A bicicleta é o meu meio de transporte em busca das ondas e a prancha a minha melhor amiga.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras