Nas Bancas

Morreu Maria Lúcia Lepecki

A escritora, crítica literária e ensaísta brasileira, que foi colaboradora da CARAS, morreu hoje aos 71 anos em Lisboa, vítima de cancro.

Cristiana Rodrigues
24 de julho de 2011, 22:45

Uma "ensaísta notabilíssima e uma defensora da cultura portuguesa". É dsta forma que Baptista-Bastos caracteriza Maria Lúcia Lepecki, escritora e crítica literária. Segundo a agência LUSA, que cita o escritor, Maria Lúcia Lepecki morreu hoje, aos 71 anos, vítima de cancro.

Nasceu em Axará, Minas Gerais, Brasil. Começou a ler aos cinco anos e aos nove a mãe começou-lhe a ensinar línguas - latim, francês e inglês. Mais tarde foi estudar para Paris, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vivia em Portugal há várias décadas e conhecia perfeitamente a literatura portuguesa.

Colaborou em vários jornais e revistas portugueses - incluindo a CARAS - e estrangeiros.

Em 2004, Maria Lúcia Lepecki recebeu o prémio de ensaio literário da Associação Portuguesa de Escritores. Quatro anos depois, no encontro literário Correntes de Escritas, na Póvoa de Varzim, a escritora manifestou-se publicamente contra o novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras