Nas Bancas

Fernando Seara

Fernando Seara

D.R.

A escolha de... Fernando Seara

Fernando Roboredo Seara nasceu em Viseu, mas deixou-se encantar por Sintra há vários anos. Presidente da autarquia desde 2002, aposta na sua crescente divulgação internacional.

Joana Carreira
3 de julho de 2011, 19:57

Casado há oito anos com a jornalista Judite de Sousa, Fernando Seara, de 55 anos, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, assume publicamente a sua paixão pelo SLB e tem na leitura um dos seus hobbies. Desde 2002 na presidência da Câmara Municipal de Sintra, lançou, em 2009, um programa de promoção e divulgação da marca turística internacional Sintra, Capital do Romantismo, que tem como objetivo reforçar a liderança e a identidade desta vila histórica. Uma das iniciativas enquadradas neste programa é o Festival de Sintra, cuja 46.ª edição decorre entre 24 de junho e 10 de julho, no Centro Cultural Olga Cadaval e em várias quintas e palácios da vila.

O Filme
"A Lista de Schindler"
Um filme que nos recorda um momento trágico da história do séc. XX. Steven Spielberg mostra-nos a barbárie nazi e o drama judeu na personagem controversa - e verídica - do industrial alemão Óscar Schindler, que salvou 1200 trabalhadores judeus do Holocausto.

O 'Hobby'
Leitura
Ler tudo. Jornais. Revistas. Livros históricos. Além disso, gosto de, principalmente aos fins de semana, com o comando da televisão na mão, saltar do futebol para as notícias, do futebol para o canal Panda, por imposição do meu neto mais velho.

A Viagem
Auschwitz, Birkenau e Nagasaki
Nos campos de concentração polacos, sentimos vergonha do que alguns homens fizeram a milhões de seres humanos: homens, mulheres e crianças. No Museu da Bomba Atómica, em Nagasaki, no Japão, percebemos o horror da bomba atómica. O negro das pedras é a escuridão das consciências!

O Livro
"Introdução à Cultura Portuguesa"
De Miguel Real, escritor sintrense de raro fôlego na ficção e grande rigor no ensaio. Nesta introdução, traça com grande clareza a matriz do que foi e é a História da Literatura e do Pensamento portugueses desde os primórdios até ao final do séc. XIX. Porque é na leitura do passado que aprendemos o presente e lançamos o futuro, este é um livro indispensável. A não perder.

O Hotel
Penha Longa ou Seteais
Nada como descansar num destes encantadores hotéis de Sintra, Capital do Romantismo!

A Iniciativa
Festival de Sintra
A 46ª edição deste festival, que se associa a todos os festivais, temporadas e efemérides musicais que em todo o mundo evocam os vultos musicais de Franz-Liszt (1811-1886) e Gustav Mahler (2860-1911), no bicentenário do nascimento do primeiro e no centenário da morte do segundo. Vale realmente a pena!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras