Nas Bancas

Sónia Brazão luta pela vida depois de sofrer queimaduras muito graves

A atriz foi internada nos Cuidados Intensivos do Hospital de São José, em Lisboa, depois de uma explosão no seu apartamento, em Algés.

Joana Carreira
8 de junho de 2011, 16:48

À hora de fecho desta edição (segunda-feira), Sónia Brazão continuava internada nos Cuidados Intensivos da Unidade de Queimados do Hospital de São José, Lisboa, desde sexta-feira, 3 de junho. Ao fim da tarde desse dia, ocorreu uma explosão em casa da atriz, o quarto andar de um prédio sito na Avenida da República, em Algés, na sequência de uma fuga de gás.

O apartamento da atriz em Algés depois da explosão
O apartamento da atriz em Algés depois da explosão
Rui Valido
A atriz, de 36 anos, sofreu queimaduras graves em 90% do corpo, incluindo as vias respiratórias, e estava consciente quando foi transportada para o Hospital de São José, que esta segunda-feira fez saber que a doente continuava com prognóstico muito reservado, apesar de em situação estável
.
Ricardo Azedo
, assessor de imprensa da atriz, revelou à CARAS que, apesar deste prognóstico, havia algumas melhoras:
"A atriz Sónia Brazão voltou ontem (domingo) a respirar por ela própria, dispensando a ajuda do ventilador ao qual estava ligada. Durante a tarde de ontem recebeu a visita do irmão e falou com ele durante algum tempo. O hospital continua com prognóstico reservado. Confirmam-se as queimaduras em 90% do corpo, estando a cara da atriz livre de qualquer mazela."
Até agora, as únicas visitas que Sónia recebe é a dos familiares, nomeadamente do irmão,
Filipe Fonseca
, e da mãe,
Nelsa Fonseca
.


Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, esteve presente no local
Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, esteve presente no local
Rui Valido
A CARAS falou com alguns amigos de Sónia Brazão, entre eles o estilista
Nuno Baltazar
, que conheceu a atriz há alguns anos, quando ambos participaram num evento numa estância de esqui, e revelou ter ficado muito triste com a notícia:
"A Sónia é muito delicada fisicamente, e nesse aspeto preocupa-me a sua recuperação. Mas, por outro lado, é uma mulher cheia de luz e força, por isso há de encontrar uma forma de recuperar e seguir em frente. A Sónia tem bons amigos, que a ajudarão nessa caminhada. Eu, apesar de não estar tão próximo dela, uma vez que vivo no Porto, vou apoiá-la da melhor maneira que conseguir e ela vai tendo o meu coração com ela."

Sónia Brazão na XVI Gala dos Globos de Ouro, no passado dia 29 de maio, com o agente, Serge Mexe
Sónia Brazão na XVI Gala dos Globos de Ouro, no passado dia 29 de maio, com o agente, Serge Mexe
Natacha Brigham
A atriz
Andreia Dinis
é também amiga de Sónia e ficou em choque com o sucedido.
"A Sónia é uma grande amiga e vai continuar a ser sempre. Soube da notícia por uma amiga comum e achei que era grave demais para estar a acontecer e desde essa altura que tenho estado em contacto com a família, para saber o que se está a passar. Na altura, a minha vontade foi ir logo para o hospital, mas contive-me, já que ela não estava a receber visitas senão da família mais próxima e achei que não ia lá fazer nada. Nestas ocasiões deve ter-se, acima de tudo, respeito pela pessoa e pelos seus familiares, que estão a passar por uma situação muito delicada."

Sónia Brazão nos Globos de Ouro em maio de 2010
Sónia Brazão nos Globos de Ouro em maio de 2010
João Lemos
Quanto à recuperação de Sónia Brazão, Andreia Dinis é perentória:
"Tenho a certeza de que a Sónia vai recuperar. Ela é uma pessoa muito ativa, dinâmica e tem uma energia brutal. É uma lutadora e uma das pessoas com mais garra que eu conheço. A prova disso é que ontem tivemos a boa notícia de que ela já está consciente, já não está ventilada, já falou e já comeu por ela. Esse é o passo maior destas primeiras 48 horas e é prova de que ela vai, seguramente, recuperar."

Sónia Brazão nos Globos de Ouro em abril de 2005
Sónia Brazão nos Globos de Ouro em abril de 2005
João Lemos
Pedro Ramos e Ramos
foi o primeiro amigo a deixar uma mensagem na página de Facebook da atriz, mostrando estar preocupado. Contactado pela CARAS, o decorador confessou:
"Fiquei impressionado e chocado com o sucedido. A Sónia é muito querida e uma pessoa muito disponível. Sei que vai ser um caminho longo mas espero que ela recupere."

Sónia Brazão e Nuno Baltazar, em fevereiro de 2009, durante uma ida à Suíça
Sónia Brazão e Nuno Baltazar, em fevereiro de 2009, durante uma ida à Suíça
João Lima
Recorde-se que tudo aconteceu pouco passava das 17h00 de sexta-feira: uma forte explosão destruiu o apartamento da atriz, deixando, como se pode ver nas imagens que reproduzimos, um autêntico buraco na fachada do prédio. A explosão provocou ainda inúmeros estragos nas muitas viaturas que se encontravam estacionadas junto ao prédio e um ferido ligeiro, vizinho da atriz.


Sónia Brazão com a amiga Andreia Dinis
Sónia Brazão com a amiga Andreia Dinis
CARAS
Ricardo Azedo adiantou ainda à CARAS:
"Quanto ao motivo do acidente, ainda não foram divulgados dados oficiais dos serviços envolvidos, a não ser a confirmação da fuga de gás por parte dos bombeiros."

Algumas publicações insinuaram que a fuga de gás poderia ter resultado de um comportamento deliberado da atriz, a quem é reconhecida alguma tendência para a depressão (em julho de 2004 a própria Sónia confirmou, depois de ter estado internada, ter sofrido uma depressão na sequência de uma anemia grave), com o objetivo de pôr fim à vida. Mas os amigos contactados pela CARAS consideram essa hipótese absurda e declaram-se convencidos de que tudo não passou de um acidente.


Sónia Brazão
Sónia Brazão
D.R.
Aliás, o agente,
Sérgio Mexe
, declarou à CARAS:
"A família está completamente devastada. É preciso esclarecer que esta explosão não resultou de nenhuma tentativa de suicídio, essa hipótese não faz qualquer sentido."

Sónia Brazão contracenou com Rogério Samora em Mar de Paixão, da TVI
Sónia Brazão contracenou com Rogério Samora em Mar de Paixão, da TVI
Divulgação
Para a atriz segue-se agora um longo e doloroso processo de recuperação.Sónia Brazão tem trabalhado sobretudo em televisão, tendo participado, por exemplo, nas novelas
Mar de Paixão
, na qual contracenou com os atores
Paula Lobo Antunes
e
Rogério Samora
, e
Deixa Que Te Leve,
e também nas séries
Super Pai
,
Inspector Max
e
Morangos com Açúcar
. Iniciou-se na vida artística como cantora (integrou o grupo Tentações), depois de ter estudado dança no Conservatório. Foi ainda apresentadora de dois programas de televisão,
Ri-te, Ri-te
e
Reis da Música Nacional
. Recentemente, terá equacionado a hipótese de abandonar a carreira de atriz, pela instabilidade que esta implica.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras