Nas Bancas

Prémio Mulher Activa 2010

Prémio Mulher Activa 2010

D.R.

FOTOGALERIA: Prémio Mulher Activa distingue cinco figuras de excelência em noite de emoções

Maria do Rosário Líbano Monteiro, vice-presidente do Centro Paroquial do Estoril, foi a grande vencedora deste ano.

Joana Carreira
20 de abril de 2011, 17:36
FOTOS:
Luís Coelho / Paulo Jorge Figueiredo / Victor Freitas


Há 11 anos que a revista feminina
Activa
promove e reconhece, através de um prémio anual, o trabalho de mulheres que pelo seu talento, empenho e capacidade de criar soluções originais contribuem para melhorar a qualidade de vi-da dos portugueses ou dos povos de língua portuguesa.


A tradição mantém-se e este ano o Prémio Mulher Activa 2010 foi entregue na Culturgest, em Lisboa, e reuniu, como já é habitual, diversas personalidades, com destaque para a convidada de honra,
Maria Cavaco Silva
.
"Há cinco anos que entrego este prémio, o que me dá sempre um enormíssimo prazer. Gosto de dar prémios às pessoas e este dá visibilidade a pessoas que não a têm de todo. É muito bom saber que há mulheres que têm um papel extraordinário na nossa sociedade, que são ignoradas por toda a gente, chegam aqui, têm palco, voz e um prémio. Temos um dever de gratidão para com estas mulheres"
, declarou a primeira-dama.


Francisco Pinto Balsemão
, presidente do grupo Impresa, que edita a
Activa
, também esteve presente e destacou que este prémio é quase uma responsabilidade social:
"Felizmente temos um país cheio de senhoras que não se põem em bicos dos pés e que têm obras fantásticas. É nossa obrigação revelar e premiar para que outras sigam estes exemplos. Temos de reconhecer as pessoas que fazem, constroem e dão à sociedade."

Clara Marques
,
publisher
e diretora da revista
Activa
, que comemora 20 anos, explicou por que razão resolveram este ano ter somente cinco homenageadas em vez das dez dos anos anteriores.
"Impressionava-me sempre um pouco ter de deixar cinco mulheres fantásticas sem um prémio, como acontecia, portanto, este ano resolvemos reduzir logo para as cinco, para que cada uma delas pudesse ser congratulada."

Das cinco mulheres distinguidas, uma mereceu o destaque de receber o prémio maior, que inclui um cheque de 30 mil euros, o troféu dourado, concebido por
Maria João Bahia
, e o título de Mulher Activa 2010. A escolhida pela Comissão de Notáveis foi
Maria do Rosário Líbano Monteiro
, de 58 anos, pelo trabalho que tem desenvolvido como vice-presidente do Centro Paroquial do Estoril:
"Não estava nada à espera e este prémio é de uma paróquia e não obra minha. Fui apanhada de surpresa ao ser nomeada e mais agora ao vencer. A minha família tem aturado as minhas ausências e tenho muito que lhes agradecer."

Membro da Comissão desde o princípio,
Mercedes Balsemão
destacou a dificuldade da escolha da vencedora:
"É uma grande responsabilidade, pois são sempre candidaturas fabulosas e é muito difícil ter de optar por alguém."

Liliana Campos
apresentou esta entrega de prémios, que será transmitida pela SIC Mulher no próximo dia 15. Antes da gala, um jantar reuniu todas as nomeadas e a Comissão de Notáveis que as escolheu.



*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras