Nas Bancas

VÍDEO: Vanessa Oliveira assume namoro com Rui Porto Nunes: "Estou feliz"

A apresentadora atravessa uma excelente fase: a nível profissional, tem cada vez mais e maiores desafios, pessoalmente, voltou a encontrar o amor, ao lado do ator e apresentador de 24 anos.

Joana Carreira
16 de março de 2011, 12:16
Vanessa Oliveira
, de 29 anos, tem construído um percurso sólido como apresentadora de televisão. A substituir
Rita Ferro Rodrigues
na
Companhia das Manhãs
, não se deixa deslumbrar pela fama e é passo a passo, contando sempre com o apoio da família, que vai consolidando o seu sucesso profissional. Se a este nível se sente realizada, o mesmo se pode dizer em relação à sua vida pessoal. Após alguns meses de silêncio, a apresentadora e modelo assume agora o namoro com o ator
Rui Porto Nunes
, que a tem feito
"feliz"
, como confessou à CARAS durante uma tarde passada no Convento dos Capuchos, em Sintra.


- A Vanessa que se vê no Fama Show é diferente daquela, mais descontraída, que apresenta o Companhia das Manhãs. Qual é a mais parecida com a Vanessa de todos os dias?

Vanessa Oliveira
- No
Fama
sou uma
persona
, porque a ideia do programa é transmitir sonho, magia, mostrar o que é o
glamour
. No
Companhia da Manhãs
sou muito mais eu. Quem o público vê todas as manhãs sou eu, mas resguardando sempre a minha privacidade. Eu sei aquilo que devo às pessoas que me seguem, que gostam de me ver, e tento gerir tudo isto com bom senso, revelar um bocadinho, mas não demasiado. Revelo quem sou, mas há uma parte que será sempre só minha.

VÍDEO: Vanessa Oliveira assume namoro com Rui Porto Nunes: "Estou feliz"
Nuno Miguel Sousa

- E é por querer resguardar esse seu lado mais privado que ainda não admitiu publicamente que namora com Rui Porto Nunes, com quem tem sido fotografada por paparazzi?

- Tenho mantido o silêncio sobre isso única e exclusivamente pela forma como têm tratado esse assunto. Os três
paparazzi
que apareceram nas revistas foram feitos porque me seguiram, foram especificamente atrás de mim, e isso não posso admitir! Se me tivessem dito:
"OK, nós já percebemos que namoram, queres dizer alguma coisa?"
Isso é diferente daquilo que me fizeram. Tirando os meus pais e os parentes mais chegados, mais ninguém da minha família sabia deste namoro.


- E está feliz e realizada com esta relação?

- Sim, estou feliz, está tudo bem e não digo mais nada! [risos]


- Já faz sentido falar-se de casamento ou de terem filhos?

- Ao contrário do que já foi publicado, eu não me quero casar, mas quero ter filhos! As coisas vão acontecendo e só digo isto de não querer casar porque, nos dias de hoje, casar é muito caro e prefiro agarrar na pessoa com quem estou e fazer uma grande viagem ou comprar uma casa do que pagar um casamento! É uma questão prática.

VÍDEO: Vanessa Oliveira assume namoro com Rui Porto Nunes: "Estou feliz"
Nuno Miguel Sousa

- E em termos espirituais ou sociais, a oficialização da relação não é importante para si?

- Um papel assinado não muda nada, não altera aquilo que sinto pela pessoa. Hoje há muitos casais que não se casam, têm filhos e são felizes. Mas daqui a três anos até poderei dizer:
"Quero casar-me, vestir-me de noiva e fazer uma festa."
Seria sinal de que podia e pronto. Mas neste momento não me faz sentido casar. Agora filhos, quero ter. Quando? Não sei.


- Como é que tem sido apresentar um programa diário?

- Está a ser muito engraçado. Foi difícil organizar-me com os horários, habituar-me, mas agora já entrei no ritmo. Os temas que abordamos assustavam-me um bocadinho, porque são duros... Enfim, é a nossa realidade, mas não deixa de ser difícil. E temos de saber lidar com isso.


- Lamenta que seja apenas um desafio pontual?

- Não me importo nada, sempre soube que só ia substituir temporariamente a Rita. Com este desafio quero ganhar mais experiência, aprender e melhorar a minha performance num direto, a minha forma de falar... Tudo tem um tempo para acontecer. Tenho 29 anos e não tenho idade para já ser dona e senhora de um programa. Não é que não o saiba fazer, mas o que acho é que tem de haver uma certa credibilidade que, normalmente, se atinge com a idade. Portanto, esta experiência foi um voto de confiança muito grande! E agradeço imenso, porque tenho aprendido muito.

VÍDEO: Vanessa Oliveira assume namoro com Rui Porto Nunes: "Estou feliz"
Nuno Miguel Sousa

- Estas experiências também acabam por ser importantes porque tiram-na da sua rotina profissional e obrigam-na a sair da zona de conforto...

- Exatamente. E isso é fundamental. Eu adoro o
Fama Show
, que é um projeto que acompanho desde o início e não queria deixá-lo por nada! O programa faz três anos em março e nunca estive tanto tempo no mesmo formato. Contudo, gosto imenso de ter outras coisas para ir inovando, refrescar a cabeça para poder ter ideias novas.


-
É difícil manter a humildade quando se trabalha em televisão?
- Se tivermos boas bases, uma boa educação, bons princípios e bons valores, não.


- Para isso acredito que a sua família tenha tido, e continue a ter, um papel fundamental...
- Sem dúvida. Nós não somos muitos. Os meus pais só têm um irmão cada um, a minha tia não tem filhos e o meu tio tem uma filha ainda muito pequena. Portanto, durante muitos anos fomos só eu e a minha irmã, que é 11 anos mais nova. Durante muito tempo fui só eu! Como a família é pequena, sempre foi unida. Não faço nada sem falar com o meu pai, com a minha mãe, com a minha avó... Eles sabem tudo sobre mim.


- É uma pessoa ambiciosa?
- Não... Quero ter as minhas condições de vida, a minha ca-sa, construir alguma coisa para, quando tiver filhos, ter algo para lhes deixar. Em termos profissionais, quero ser como a
Bárbara
[
Guimarães
], a
Catarina
[
Furtado
], a
Júlia
[
Pinheiro
], a
Fátima
[
Lopes
]... Mas hei de lá chegar, não quero tomar o lugar de ninguém e cada coisa tem o seu tempo.


- A Vanessa licenciou-se, tirou uma pós-graduação, está a tirar o mestrado, tudo na área da comunicação, e é também uma mulher bonita. Para a sua carreira, a beleza tem sido uma ajuda ou um peso?
- A beleza acaba por ser as duas coisas. Por exemplo, quem vê o
Fama
acha que nós estamos ali a fazer os
pivots
e pronto! E não é verdade! Nós visionamos as peças, editamo-las, fazemos tudo! Já me revoltou imenso pensarem que era só uma cara bonita. Mas a partir do momento em que as pessoas que estão acima de mim sabem que não é assim, bem como as que trabalham comigo... Deixei de me preocupar com o que os outros pensam.


- A Vanessa está muito associada à boa forma física e a um estilo de vida saudável que, para si, significa muito mais do que ter um corpo trabalhado...
- Sim. O meu pai sempre foi uma pessoa muito ativa, mas quando a sua situação profissional mudou, tornou-se muito mais sedentário. Engordou imenso e decidiu pôr uma banda gástrica. É o presidente da Associação de Obesos e Ex-Obesos de Portugal e já pesou 152 quilos, agora pesa 90 e pouco. E o facto de eu ter assistido a esta luta do meu pai despertou-me a vontade de ter um estilo de vida saudável.


*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras