Nas Bancas

VÍDEO: Sofia Carvalho e Yolanda Noivo escolheram as nomeadas para mais elegantes de 2010

A empresária e a diretora da SIC Mulher escolheram as candidatas deste ano aos prémios da CARAS durante uma tarde passada no Hotel Tivoli Avenida, em Lisboa. O resultado será divulgado na próxima semana.

Joana Carreira
9 de fevereiro de 2011, 13:35

A escolha da grande eleição de elegância da CARAS já faz parte da tradição. E por isso, à semelhança do que aconteceu o ano passado, convidámos as três primeiras classificadas a escolherem as nomeadas deste ano. Catarina Furtado não pôde aceitar o convite, mas Yolanda Noivo e Sofia Carvalho conseguiram encontrar um espaço nas suas agendas para se encontrarem e, numa reunião marcada pela descontração, e também pelo glamour e elegância, levaram a cabo a tarefa proposta.


VÍDEO: Sofia Carvalho e Yolanda Noivo escolheram as nomeadas para mais elegantes de 2010
Mike Sergeant


A empresária e a apresentadora e diretora da SIC Mulher escolheram as 30 candidatas - 20 mulheres que se destacaram a nível nacional e dez a nível internacional -, mas a decisão final cabe exclusivamente aos nossos leitores. Ambas concordaram que foi fácil encontrarem uma sintonia de opiniões, já que partilham a noção de elegância: "A elegância não tem apenas que ver com a roupa, pois esta faz parte de um todo, tem sobretudo que ver com a postura, a forma de estar e de nos relacionarmos com os outros. Penso que escolhemos um leque de pessoas que, de uma maneira geral, já são conhecidas publicamente por terem as atitudes corretas na alturas certas e serem, de facto, naturalmente elegantes. A seleção não foi nada difícil, pois temos a mesma ideia de elegância e nas pessoas que selecionámos isso é óbvio", explicou Yolanda Noivo, enquanto Sofia Carvalho acrescentava: " A personalidade e postura da própria pessoa são fundamentais para que seja elegante. Foi uma escolha bastante consensual, mas escolher é sempre uma grande responsabilidade. A lista é grande e termos de selecionar nem sempre é fácil, mas eu e a Yolanda estávamos de acordo e acho que correu muito bem. Tivemos um ou outro caso em que discordámos, mas depois conversámos e foi consensual, saiu fumo branco muito rapidamente." [risos]

VÍDEO: Sofia Carvalho e Yolanda Noivo escolheram as nomeadas para mais elegantes de 2010
Mike Sergeant

Tanto para Yolanda como para Sofia, a elegância é algo que deve fazer parte do dia-a-dia, pelo que tentaram aplicar este conceito também aos critérios que usaram na escolha: "Tentámos abranger várias gerações, pois as mulheres podem ser elegantes em qualquer idade. São mulheres que construíram uma carreira e houve uma série de requisitos que fizeram com que esta lista seja, de facto, a que achámos melhor. Hoje em dia a mulher destaca-se cada vez mais pela sua carreira, temos mais mulheres em lugares de destaque, o que se reflete nesta lista. A elegância também passa por isso, por saber conciliar a carreira com a vida pessoal e familiar. Não é por uma mulher ter uma vida ativa profissional, importante e absorvente que vai descurar-se a si própria. Mas também acho que, hoje em dia, a mulher é uma supermulher e ter a capacidade de ser ainda elegante é fantástico", justificou Sofia Carvalho.

VÍDEO: Sofia Carvalho e Yolanda Noivo escolheram as nomeadas para mais elegantes de 2010
Mike Sergeant


Yolanda explicou ainda, por seu lado, que ser-se elegante não é diretamente proporcional à visibilidade que cada mulher pode ter: "Tentámos relativizar algumas coisas... Pensar que não é propriamente a quantidade de eventos em que uma pessoa aparece e que a possam tornar mais popular que faz valer a sua elegância, ou que esta não depende da sua visibilidade, já que isso se deve muitas vezes à natureza da profissão. Também tivemos em conta o percurso de vida de quem selecionámos, ao longo do ano que passou. A maioria das mulheres que escolhemos é trabalhadora, mãe, são mulheres de família e donas de casa e que mesmo assim conseguem encarar tudo isso com um sorriso tranquilo, organizar a sua vida e manter a elegância. O sorriso é um grande truque e também uma forma de se ser elegante."
Ambas garantiram ainda que apesar de se sentirem honradas com este convite, ir a votos é uma tarefa bastante mais fácil: "Prefiro estar do outro lado e ser escolhida do que ter de selecionar. Haverá, com toda a certeza, mulheres muito elegantes que ficaram de fora, mas ser jurada é assim mesmo e coube-nos a nós essa seleção", declarou Sofia. A lista de nomeadas será revelada na próxima edição da CARAS.

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras