Nas Bancas

Nuno Lobito

Nuno Lobito

João Lima

A escolha de... Nuno Lobito

No dia 11 de novembro de 2011, se tudo correr como previsto, Nuno Lobito será o único português a ter visitado todos os países do mundo. Neste momento está em África, para mais uma viagem.

Joana Carreira
6 de fevereiro de 2011, 19:39

Se há pessoa a quem a expressão 'cidadão do mundo' se aplica na perfeição, essa é, sem dúvida, o fotógrafo Nuno Lobito. Nasceu em Lisboa há 45 anos, e depressa percebeu que Portugal era demasiado pequeno para as suas ambições. Há 28 anos que anda de país em país, quase sempre com a máquina fotográfica como única companhia. Viveu cinco anos em plena selva amazónica, onde se apaixonou pela indígena Carol, com quem se casou e com quem tem um filho, Angel. A nove países de 'fechar' o mundo, Nuno Lobito é o português mais viajado. A Islândia, em novembro, será o último destino desta sua longa caminhada.

O Livro
"Siddhartha", de Hermann Hesse
Tenho quatro livros editados que, para mim, são os melhores. O último chama-se o Mundo aos Meus Olhos e mostra 100 países em 150 imagens. Mas o livro que mais me marcou foi Siddhartha, de Hermann Hesse, o meu escritor preferido. É um livro pequeno em tamanho, mas enorme no seu conteúdo.

O Álbum
"Meddle", dos Pink Floyd
Meddle, dos lendários Pink Floyd, é o meu disco de eleição, em especial a música Echoes, com 23 minutos de duração.

O Restaurante
Kitaoji Rosanjin, em Tóquio
Não gosto muito de comer fora, prefiro fazê-lo em casa, na companhia de um bom grupo de amigos. Mas tendo de escolher um, a minha escolha vai para o Kitaoji Rosanjin, em Tóquio. Até hoje, foi o sítio onde gostei mais de comer, até porque sou fã da comida oriental.

O Bar
2001, no Estoril
Situado por baixo das bancadas do Autódromo do Estoril, o 2001 é mais do que um bar, é um lugar mágico e cheio de alma, há mais de 23 anos.

O Espetáculo
Pink Floyd, no Estádio de Alvalade
Um concerto memorável no velhinho Estádio José de Alvalade, em 1994.

A Viagem
Amazónia
Com 195 países visitados, é difícil para mim eleger uma viagem, mas não posso esquecer os cinco anos que passei na Amazónia colombiana, uma verdadeira viagem.

O Museu
Museu Egípcio do Cairo
Não sou muito adepto de museus, mas houve um que me marcou, o Museu Egípcio do Cairo.

As Férias
Zambujeira do Mar
Como passo a vida a viajar, os meus locais preferidos para passar férias são em Portugal, Costa de Caparica, onde vivo, e Zambujeira do Mar, nos meses de maio e junho.

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras